MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Premiado em Gramado, “Marte Um” é o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar 2023

Após ganhar os Kikitos de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e o Prêmio Especial do Júri durante o 50º Festival de Cinema de Gramado, “Marte Um” foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023. O longa, do mineiro Gabriel Martins, entra na disputa por uma vaga ao prêmio de Melhor Filme Internacional. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira, 5, pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Na última semana, a instituição havia anunciado os longas-metragens pré-selecionados. Entre eles, outros dois exibidos este ano em Gramado: “A Mãe”, de Cristiano Burlan, e “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky. Concorriam à indicação, ainda, “Carvão”, de Carolina Markowicz, “Pacificado”, de Paxton Winters, e “Paloma”, de Marcelo Gomes.

Para a secretaria de turismo de Gramado e presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos da cidade, Rosa Helena Volk, a indicação de “Marte Um” e as pré-indicações de “A Mãe” e “A Viagem de Pedro” reforçam o olhar curatorial de Gramado, atento à qualidade do cinema feito no Brasil. “Se olharmos os filmes selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, dos seis títulos, três deles estiveram no nosso festival esse ano. Isso mostra a força de Gramado e o olhar atento que o nosso time de curadores, composto por Marcos Santuario, Dira Paes e Soledad Villamil, tem em relação à produção audiovisual brasileira. ‘Marte Um’ teve sua estreia em Gramado, ovacionado de pé pela plateia, e agora representa o nosso país na mais importante premiação do setor. Para nós, é um orgulho muito grande”, comenta.

“Marte Um” retrata o cotidiano da família Martins na periferia de Contagem, Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos num país que acaba de eleger como presidente um homem que representa o contrário de tudo que eles são. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.