MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Homenagens Gramado 50 Anos serão entregues hoje, no Palácio dos Festivais

O Festival de Cinema de Gramado concede, hoje, a homenagem Gramado 50 Anos a profissionais gaúchos ligados ao audiovisual feito no estado. A honraria, fruto de convênio da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento, com a Secretaria de Estado da Cultura, Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema, Iecine, entregará os troféus para Gina O’Donnell, Hélio Nascimento e Ivo Czamanski.

Gina O’Donnell começou sua carreira no cinema na segunda metade da década de 1970, realizando assistência de direção para dois dos principais cineastas gaúchos, Pereira Dias e Milton Barragan. Interessada na realização, Gina também atuou em cargos de produção e de arte, estando presente nas equipes de filmes lançados em todas as décadas posteriores até atualmente.

Filho do cinegrafista Daniel Czamanski e pai do ator Antonio Czamanski, Ivo Czamanski é um dos mais antigos diretores de fotografia ainda ativo no Brasil. Ao completar 50 anos de atividades no setor audiovisual, em 2009, recebeu homenagem especial do Festival de Gramado, que o celebrou com uma placa no Palácio dos Festivais. Ivo participou de mais de 300 títulos entre longas-metragens de ficção, documentários, curtas-metragens e especiais para a TV.

Atuante no Clube de Cinema de Porto Alegre desde o início da década de 1960, Hélio Nascimento presidiu, ao lado de Jefferson Barros, a primeira configuração da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), em 1965. Ainda hoje, mantém a coluna semanal de crítica de cinema mais longeva do Brasil, publicada desde 1961 no Jornal do Comércio de Porto Alegre.

Na próxima quinta-feira, 18, o Palácio dos Festivais recebe as atrizes Ítala Nandi e Paulina García. As damas do cinema receberão os troféus Leonardo Machado e Kikito de Cristal, respectivamente, no palco do Palácio dos Festivais.

 

Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero – A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.