MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Educavídeo

O Festival de Cinema de Gramado chega, neste ano de 2022, a sua 50ª edição como uma marca de resistência cultural. Uma parte desta marca é a produção audiovisual realizada pelos alunos da rede pública de Gramado a partir das iniciativas do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavídeo.

Nesta edição do Festival de Cinema de Gramado, o Educavídeo apresenta quatro produções. Três são curtas-metragens: “A vida é uma Arte”, “A excursão” e “Bem-me-quer Mal-me-quer”. O projeto apresentará, ainda, uma produção especial: um documentário referente aos 50 anos do Festival.

Entre os temas que são abordados pelas produções de ficção estão relacionamento tóxico, aventura entre amigos e muita imaginação. Já o documentário enfoca aspectos históricos do Festival de Cinema de Gramado, desde sua primeira edição até os dias de hoje.

O Educavídeo hoje conta com cerca de 85 alunos, divididos em quatro turmas. Os alunos das turmas iniciantes possuem idades entre 12 e 16 anos e são de escolas da rede municipal de ensino. Além das turmas iniciantes, neste ano o programa conta com uma turma aberta à comunidade que oferece uma formação básica na área do cinema com o objetivo de contribuir no fomento cultural do audiovisual e proporcionar um espaço para o conhecimento, a reflexão e a prática cinematográfica.

Para mais informações, acesse o site oficial do EDUCAVÍDEO!