O fôlego do Festival aos 47 anos

Festival de Cinema de Gramado é a principal vitrine do cinema brasileiro. São 47 anos de atividades ininterruptas. No começo, as funções eram no verão, com muitas estrelas tomando banho nuas nas piscinas dos hotéis. Depois, o evento migrou para o inverno, com o glamour do tapete vermelho sempre atraindo a tietagem e os turistas de todo o Brasil. Em 1992, quando o cinema brasileiro enfrentou uma crise de produção, com a extinção da Embrafilme, o festival se internacionaliza, incluindo na programação filmes ibero-americanos.

Realizado de 16 a 24 agosto, em 2019 serão exibidos 19 longas-metragens – latinos e nacionais – em competição e 34 curtas – entre gaúchos e nacionais, além de mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual.  Uma das novidades desta edição é a Mostra Competitiva Longas Gaúchos, que terá cinco filmes na competição.

Registrando recorde de inscrições, esta edição teve 195 longas-metragens brasileiros inscritos, número que supera com folga os 111 do ano anterior. Os sete que disputam os Kikitos foram produzidos em quatro estados – e no Distrito Federal.

Já os longas estrangeiros somaram 95 inscrições, número superior às 78 registradas em 2018. A mostra competitiva conta com sete filmes de sete países distintos: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México e Uruguai.

A categoria de curtas-metragens brasileiros, com 14 selecionados, contou com 777 inscrições, mais do que o dobro dos 365 da edição passada. Os curtas-metragens gaúchos receberam 95 inscrições e terão 20 títulos em competição.

 

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil

PROMOÇÃO
PREFEITURA
REALIZAÇÃO
gramadotur

0917
AGOSTO
2Ø24