MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Vídeos resgatam história de 45 anos do festival

Produção

Todas as noites antes da exibição dos filmes em competição no Festival de Cinema de Gramado de 2017, um mini-documentário resgata a história do evento, que nesta edição chega aos seus 45 anos. São nove capítulos temáticos, um para cada sessão.

Cada um conta detalhes e resgata a memória de distintos aspectos do festival: a participação das mulheres, o cine-teatro Embaixador (atual Palácio dos Festivais), a mudança de data do verão para o inverno, os espaços de reflexão e debate político, o movimento de resistência gerado a partir do evento.

“Pesquisamos em arquivos a memória registrada do festival. A partir daí, fomos pontuando os acontecimentos ao longo dessa trajetória, resgatando o passado”, explica o diretor de palco do 45º Festival de Cinema de Gramado, Rubens Bandeira.

Além de ser um momento de ampliação de conhecimentos, os vídeos da série “Histórias de Cinema” são a oportunidade de matar a saudade do tradicional mestre de cerimônias de Gramado, Leonardo Machado, que passa uma temporada de estudos nos Estados Unidos e se tornou o apresentador dos mini-documentários.

Os mini-docs são parte do desenho de cena projetado por Bandeira e sua equipe, que inclui ainda um vídeo conceitual com imagens de todos os concorrentes aos prêmios em 2017 e a vinheta de apresentação do festival – uma animação moderna, cheia de cores e movimento, que contrasta com o resgate do passado proposto pela série “Histórias de Cinema”.

“O desafio esse ano era conceituar a data redonda de 45 anos: não podíamos esquecer do passado, mas também queríamos remeter para os próximos 45 anos”, observa o diretor.

Outro ponto de encontro entre esses dois aspectos foi a releitura da tradicional trilha sonora do Festival de Cinema de Gramado, composta pelo maestro Geraldo Flach, que ganhou toques de groove latino para esta edição.

A equipe, liderada por Bandeira tem ainda codireção do Alexandre Derlam, roteiros e conteúdo de Jorge Ghiorzi e a contribuição de profissionais como Roger Lerina e Rafaela Pavin. “Contamos também com a Tape Motion nas vinhetas e identidade visual do telão e a Bafo na Nuca Música para embalar isso tudo com a trilha sonora”, completa o diretor.

Equipe de palco do 45º Festival de Cinema de Gramado:

Alexandre Derlam dos Santos – codiretor

André Lima – produtor

Anelisa Teles – figurinista

Bruno Retamal de Freitas – Tape Motion

Daniele do Amaral – produtora

Diva Remião (Nina Shari) – produtora

Douglas Reis Zborowsky – editor

Gustavo Pires de Arruda – Tape Motion

Jorge Ghiorzi – conteúdo e roteiro

Leonardo Bystronski Petersen (Leco Petersen) – editor e montador

Luiz Eduardo Pires Mendes (Edu Mendes) – editor e montador

Monique Leotte Mendes – revisão

Nicolas Berghan – Tape Motion

Rafael Garcia Soares (Sid) – editor e finalizador

Rafaela Pavin – coordenadora de produção

Roger Lerina – conteúdo e roteiros

Rose Hahn – produtora

Rubens Bandeira – diretor de palco

Valdair Pereira – áudio

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymar, CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.