MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Troféu Eduardo Abelin reconhece talento de Carlos Saldanha, animador de “A Era do Gelo”

A noite deste sábado (18), no 46º Festival de Cinema de Gramado será dedicada a homenagear um mestre da animação brasileira cuja carreira inclui grandes sucessos de bilheteria no mercado internacional.

Nascido no Rio de Janeiro e morador de Nova Iorque desde os anos 90, Carlos Saldanha é um dos principais nomes da Blue Sky Studios, responsável por animações como “A Era do Gelo”, “Robôs”, “Rio” e “O touro Ferdinand”, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2018. A obra é dirigida por Carlos Saldanha, que exerceu a mesma função em “Rio” (2011) – filme que ele criou para ser uma carta de amor para sua cidade natal e que se tornou um sucesso mundial. Na trilogia de “A Era do Gelo”, ele dividiu a direção do primeiro filme e depois assumiu integralmente a condução das duas sequências, sendo que a última (“A Era do Gelo 3”) se tornou um dos maiores filmes de animação de todos os tempos, arrecadando quase 900 milhões de dólares em todo o mundo.

Na opinião de Otto Guerra, animador gaúcho que recebeu a honraria no ano passado, Saldanha é um exemplo de que sucesso comercial pode conviver perfeitamente com criações de qualidade. “Ele levou o toque genial e poético da alma brasileira, essa que esbanja também humor e irreverência para a maior indústria de entretenimento do mundo”, sublinha.

A homenagem acontece no intervalo da sessão das mostras competitivas, no Palácio do Festival. O cineasta receberá jornalistas credenciados do festival para uma coletiva de imprensa a partir das 16h no Museu do Festival.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.