MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Troféu Eduardo Abelin

Premiado diretor conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, Joel Zito Araújo receberá o Troféu Eduardo Abelin, honraria entregue a diretores, cineastas e entidades do cinema brasileiro.

Cineasta, roteirista e produtor, Araújo é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema na University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos, onde também foi professor. Em 1999, finalizou seu primeiro longa para a televisão, o documentário “O efêmero estado União de Jeová”, sobre uma revolta camponesa liderada por negros no norte do Espírito Santo. Em 2004, estreou seu primeiro longa-metragem de ficção, “Filhas do Vento”, vencedor de oito Kikitos no Festival de Gramado. O aclamado longa teve ainda participações em festivais na Índia, China, França, Alemanha, Estados Unidos, África do Sul e Burkina Faso.

Reconhecido internacionalmente, lançou, em 2013, o documentário “Raça”, filme co-dirigido com a vencedora do Oscar Megan Mylan. Em 2019, fez a premiére mundial do longa “Meu amigo Fela” no Festival de Rotterdam.

Seu novo longa ficcional, “O Pai da Rita”, baseado em uma música de Chico Buarque, está em cartaz nos cinemas após ter passado por festivais em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Em maio deste ano, lançou a série “PCC – Poder Secreto”, em parceria com a plataforma de streaming HBO Max. A produção estreou como Top 1 no Brasil e despontou como Top 2 na América Latina.