MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Três atores e um diretor de animação são os homenageados desta edição

A safra de homenageados desta 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado traz três atores e um diretor de cinema de animação para a serra gaúcha. As condecorações começam a ser entregues já no primeiro sábado do festival, dia 18 de agosto, quando o criador de animações e duas vezes indicado ao Oscar Carlos Saldanha recebe o Troféu Eduardo Abelin. O prêmio é  dedicado a destacar diretores, cineastas ou entidades de cinema do Brasil e, neste 2018, justifica sua vocação ao ser entregue para o responsável por sucessos de bilheteria como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”.

Na segunda-feira, 20 de agosto, Edson Celulari desfilará pelo tapete vermelho para receber o importante Troféu Oscarito, entregue aos grandes atores e atrizes do cinema nacional. Aos 40 anos de carreira, essa celebridade já esteve no Festival de Gramado em 2005, quando estrelou “Diário de Um Novo Mundo”, baseado no romance de Antônio Assis Brasil e dirigido pelo gaúcho Paulo Nascimento, com quem também trabalhou em “Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos”.

Já a atriz uruguaia Natalia Oreiro será a detentora do do Kikito de Cristal em 2018, troféu que celebra expoentes do audiovisual latino-americano. Estrela de cinema, celebridade televisiva e ainda cantora pop de sucesso, Oreiro gravou seu primeiro longa em 1998, e recentemente entregou ao público um dos seus mais célebres trabalhos: a cinebiografia “Gilda, no me arrepiento de este amor”, sobre a cantora e compositora argentina Gilda. O papel lhe rendeu o prêmio de melhor atriz pelo voto popular no Prêmio Platino em 2017. Oreiro recebe a homenagem na noite de quarta-feira, dia 22 de agosto.

Por fim, na sexta-feira, 24 de agosto, o troféu Cidade de Gramado passará para as mãos de Ney Latorraca, cuja carreira cinematográfica já soma meio século. São 23 filmes no currículo e inúmeras telenovelas – carreira que o consagrou como um dos atores mais populares do Brasil. O 46º Festival de Cinema de Gramado começa na próxima sexta-feira, 17 de agosto, e segue até o sábado, 24, quando serão conhecidos os filmes vencedores das mostras competitivas nacional, internacional e de curtas-metragens.

 

Agenda de homenagens

Sábado, 18 de agosto – Troféu Eduardo Abelin para Carlos Saldanha

Segunda-feira, 20 de agosto – Troféu Oscarito para Edson Celulari

Quarta, 22 de agosto – Kikito de Cristal para Natalia Oreiro

Sexta, 24 de agosto – Troféu Cidade de Gramado para Ney Latorraca

 

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.