MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Teoria do cinema é tema de três livros lançados em Gramado

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Três livros que recebem lançamento neste 45º Festival de Cinema de Gramado abordam questões relativas à teoria do cinema e da técnica audiovisual. Aproveitando a efeméride que marca os 80 anos de Jean-Claude Bernardet, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e a editora Paco lançam a obra “Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro”.

O livro, organizada pelos críticos Ivonete Pinto e Orlando Margarido, propõe a retomada de suas reflexões pela voz de 15 críticos, pesquisadores e cineastas diretamente influenciados por este que é o mais longevo teórico do cinema brasileiro.

Já a argentina Michelina Oviedo traz para a serra gaúcha aquela que foi a obra mais vendida na seção de arte da última edição da Feira do Livro de Buenos Aires: “El método GuionArte”, que explora estruturas de roteiro e métodos para estimular a criatividade dos profissionais. “A intenção é melhorar a expressão do cinema da América Latina”, comenta a autora, que é roteirista com experiência de 26 anos e acaba de lançar a série “La Pulsera”, na TV Pública Argentina.

Também hoje será lançado no 45º festival de Cinema de Gramado a obra “Hablemos de Cine” de Isaac Leon e Federico de Cárdenas, o primeiro volume de uma antologia que procura retratar a produção audiovisual peruana e da América Latina.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymar, CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.