MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:
Solenidade em Porto Alegre marca entrega dos prêmios Novas Façanhas e Leonardo Machado

Solenidade em Porto Alegre marca entrega dos prêmios Novas Façanhas e Leonardo Machado

Ocorreu hoje, em Porto Alegre, a entrega dos prêmios Leonardo Machado e Novas Façanhas, iniciativa da Gramadotur em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema, Iecine. A secretária de estado da Cultura, Beatriz Araujo, recebeu em seu gabinete, juntamente à presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, e ao diretor do Instituto Estadual de Cinema, Zeca Brito, o ator Sirmar Antunes, vencedor do Prêmio Leonardo Machado, e Valmir Michelon (Festival de Cinema Estudantil de Guaíba), Ariel Ortega (Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema) e Nica Fochesatto (APTC/RS), agraciados com o prêmio Novas Façanhas. 

O anúncio dos vencedores ocorreu no dia 18 de agosto, dentro da programação do 49º Festival de Cinema de Gramado.

O prêmio Leonardo Machado foi concedido ao ator Sirmar Antunes em reconhecimento à sua trajetória de quatro décadas na cena cultural gaúcha, com dezenas de papéis em projetos audiovisuais, entre séries, longas e curtas-metragens. “Estou muito agradecido por essa premiação. Tenho uma trajetória de 47 anos de estrada cênica ininterrupta. Eu aprendi com a Fernanda Montenegro, que uma vez me disse, ‘desiste, quer desistir, desiste. Uma vez, duas, mas volta atrás’. Eu desisti várias vezes, mas não parei nunca. Eu queria fazer do meu ofício de ator a minha profissão, e fiz”, destaca Sirmar.

A secretária Beatriz Araujo destacou a importância do Festival de Gramado e celebrou a parceria e o olhar do governo do estado voltado para o audiovisual: “O Festival é patrimônio da população gaúcha. Sua existência precisa ser celebrada e fortalecida. Ao apoiarmos o Festival, reconhecido nacionalmente, estamos exaltando o valor de profissionais do cinema que têm em Gramado sua principal janela de trabalho e circulação de suas obras”.

Rosa Helena Volk comentou o cuidado mantido por Gramado com os profissionais do audiovisual gaúcho. “Temos um compromisso muito forte com os realizadores do nosso estado. Buscamos novas formas e parcerias de reafirmar esse compromisso, seja por um maior alcance dos Curtas Gaúchos, pela premiação dos Longas Gaúchos ou mesmo por essa parceria com a Sedac e com o Iecine e que leva, também, o nome do Leonardo Machado, figura importantíssima para o audiovisual gaúcho e para o nosso festival”.

A 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 20 de agosto de 2022.