MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Semana será marcada por reverência a grandes nomes do cinema nacional

Homenagens 45

A semana que se inicia nesta segunda, 21 de agosto, será marcada por novas homenagens a grandes nomes do cinema nacional, dentro da programação dedicada a reverenciar a memória do Festival de Cinema de Gramado, que completa 45 anos em 2017.

Na segunda-feira, serão entregues placas a de três gigantes do cinema brasileiro: Paulo Autran e Lucy e Luiz Carlos Barreto. Os três receberão placas comemorativas (Autran in memorian) durante a sessão da mostra competitiva de longas metragens, que inicia às 19h no Palácio dos Festivais.

“Com toda razão, Paulo Autran era considerado o maior ator brasileiro”, justificam os curadores Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. O artista interpretou papeis em trabalhos lendários como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. Os curadores ressaltam que a homenagem se estende também a sua companheira de vida, a atriz Karin Rodrigues, que foi a estrela de um dos melhores filmes brasileiros com passagem por Gramado, “As Filhas do Fogo”, de Walter Hugo Khouri.

“Mas, de todas as famílias do cinema brasileiro, nenhuma é tão admirada e cultuada quanto a de Lucy e Luiz Carlos Barreto, com seus filhos Bruno e Fabio e acervo de clássicos como “Dona Flor e seus Dois Maridos” e “Bye Bye Brasil””, completam.

Os homenageados estão também presentes na programação oficial do 45º Festival de Cinema de Gramado. A trajetória de Paulo Autran pode ser conhecida em detalhes no longa-metragem “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, que será exibido às 14h, no Palácio dos Festivais. Já os produtores de cinema Lucy e Luiz Carlos Barreto participam de mesas de debate do Gramado Film Market.

Além disso, o longa-metragem “Pitanga”, de Beto Brandt e Camila Pitanga integra a mostra Homenagens 45 e seu protagonista, o ator Antonio Pitanga receberá o Troféu Cidade de Gramado nesta edição do festival.

Herdeiros de legados cinematográficos encerram distinções

Até agora, Gramado entregou homenagens a oito personalidades cuja contribuição foram decisivas para que o festival de cinema chegasse às sua 45ª edição. Na noite de abertura do evento foram lembrados quatro pioneiros do evento: Horst Volk, Romeu Dutra, Odilon Cardoso (in memorian) e Esdras Rubim.

Falta ainda entregar troféus a dois herdeiros que mantém vivos o legado de seus pais, figuras ímpares do audiovisual brasileiro. Alice Gonzaga receberá a placa pela preservação da memória da primeira produtora de cinema brasileiro, a Cinédia, de Adhemar Gonzaga – que tem sua história contada no documentário “Desarquivando Alice Gonzaga”, de Betse de Paula, que será exibido no Festival.

Já o produtor e diretor Anibal Massaini vai apresentar em primeira mão o documentário que está produzindo para o Canal Brasil e que reproduz a extraordinária e dedicada carreira de seu pai, Oswaldo Massaini, que receberá a homenagem in memoriam.

Programação Homenageados 45 anos

Segunda, 21 de agosto
14h – Exibição do longa “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra
Palácio dos Festivais
19h – Homenagens a Paulo Autran (in memorian) e Lucy e Luiz Carlos Barreto
Palácio dos Festivais

Terça, 22 de agosto
14h – Exibição do longa “Desarquivando Alice Gonzaga”, de Betse de Paula
Palácio dos Festivais
19h – Homenagem a Alice Gonzaga
Palácio dos Festivais

Quarta, 23 de agosto
14h – Exibição do longa “Pitanga”, de Beto Brant e Camila Pitanga
Palácio dos Festivais
19h – Troféu Cidade de Gramado para Antonio Pitanga
Palácio dos Festivais

Quinta, 24 de agosto
14h – Exibição do longa “Oswaldo Massaini – Uma paixão pelo Cinema”, de Aníbal Massaini
Palácio dos Festivais
19h – Homenagem a Oswaldo Massaini (in memorian)

Sexta, 25 de agosto
13h – Gramado Film Market
Painel ‘Cinema brasileiro ontem & hoje’, com Luiz Carlos Barreto e Cacá Diegues
Hotel Serra Azul
16h – Gramado Film Market
Painel ‘Mulheres do audiovisual’, com Lucy Barreto, Carol Nguyen, Amber Fares, Eva Piwowarski e Débora Ivanov
Hotel Serra Azul

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES e Golden Gramado apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.