MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Prêmios do Tecnopuc Tecna somam mais de R$ 30 mil

As premiações do Tecnopuc Tecna no Festival de Cinema de Gramado somam mais de R$ 30 mil. Este é o terceiro ano consecutivo que a PUCRS, por meio do Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), e do Tecnopuc Tecna, Centro de Produção Audiovisual, apresenta o Prêmio TECNA no Festival.

O Prêmio contempla os vencedores e tem o objetivo de estimular a indústria audiovisual brasileira, reconhecendo a sua relevância para o desenvolvimento cultural, econômico e social do País, como atividade geradora de inovação, trabalho e renda. Com a premiação, os vencedores ganham acesso a uma infraestrutura de padrão internacional equipada com tecnologia de ponta, em amplos espaços para pré-produção, produção e pós-produção. Nesta edição, o Prêmio TECNA traz novidades: depois de passar por uma recomposição, irá premiar mais categorias.

Para João Guilherme Barone, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS e integrante do Tecnopuc Tecna, a recomposição do prêmio é uma forma de reconhecer e estimular os talentos do cinema brasileiro que se destacam no Festival. “Incluir as categorias de Melhor Desenho de Som para longa-metragem nacional e gaúcho é uma forma de homenagear os profissionais que se destacam na pós-produção de som, e que poderão realizar suas próximas mixagens no laboratório de som do Tecnopuc Tecna. O mesmo sentido de reconhecimento e estímulo está expresso na categoria de Melhor Curta Universitário do concurso interativo”, destaca Barone.

Apoiar o desenvolvimento da indústria audiovisual e mostrar a competência tecnológica do Tecnopuc Tecna são expectativas destacadas por Julio César Ferst, gestor do Tecnopuc Viamão. “O Tecnopuc Tecna é o mais completo centro de produção do audiovisual do sul do Brasil e, desta forma, não poderíamos deixar de apoiar o mais significativo festival de cinema do nosso País. Apostamos em uma retomada desta indústria e, com certeza, seremos procurados pelas produções que buscam o melhor espaço para desenvolverem seus trabalhos. Somos tecnologicamente fortes desde a pré-produção até a pós produção”, ressalta Julio.

O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, destaca que um grande laboratório como o Tecnopuc Tecna não poderia ficar de fora de um dos maiores festivais de cinema da atualidade. “Participar do Festival de Cinema de Gramado, para o centro de produção audiovisual, para o nosso Parque Tecnológico e para a PUCRS, é uma honra e um orgulho. Estamos felizes de poder contribuir com uma premiação que apoiará as produções depois do Festival”, afirma Audy.

Conheça as categorias que serão contempladas com o Prêmio TECNA:

  • Melhor longa-metragem nacional:  8 mil reais para utilização em estúdios e  laboratórios de  finalização de imagem e som do Tecnopuc TECNA.
  • Melhor longa-metragem gaúcho: 8 mil reais para utilização em estúdios e laboratórios de  finalização de imagem e som do Tecnopuc TECNA.
  • Melhor desenho de som em longa metragem nacional: 5 mil reais para pós-produção de som no laboratório de som do Tecnopuc TECNA.
  • Melhor desenho de som em longa metragem gaúcho:  5 mil reais para pós-produção de som no laboratório de som do Tecnopuc TECNA.
  • Melhor curta metragem universitário no concurso interativo: 4 mil reais para pós-produção de imagem e som nos laboratórios do Tecnopuc TECNA.

Para Barone, o Festival sustenta uma relevância histórica como um espaço de convergência, reconhecimento e discussões importantes para o cinema. “No cenário atual, em que a indústria audiovisual brasileira busca a superação de uma crise institucional, gerada no âmbito das políticas públicas Federais, e de outra, gerada pela Pandemia, o Festival de Gramado ganha ainda maior significado e relevância” afirma.

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial: Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.