MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Pioneiros do festival recebem homenagem na primeira noite

Edição histórica

Quatro figuras icônicas do Festival de Cinema de Gramado foram homenageadas na noite de abertura dessa 45ª edição do evento. A reverência foi uma forma de reconhecer publicamente a contribuição que essas personalidades deram ao logo da trajetória de 45 anos do mais tradicional festival de cinema do Brasil.

Antes da exibição do filme “O Matador”, na noite dessa sexta-feira, 18 de agosto, no Palácio dos Festivais, o ex-presidente do festival Esdras Rubim, o ex-diretor Dio Cinema Embaixador – atual Palácio dos Festivais – Odilon Cardoso, o idealizador do evento Romeu Dutra e o patrono do festival, Hosrt Volk, receberam placas de agradecimento pelo empenho em levar à cabo a iniciativa.

Odilon Cardoso, já falecido, foi representado pelo filho Thomas.

Cada um em sua área, eles foram os pioneiros do Fetsival de Cinema de Gramado e todos são personalidades populares entre a comunidade gramadense.

Volk, que era prefeito de Gramado quando ocorreu a primeira edição do Festival de Cinema de Gramado, em 1973, guarda com carinho os grandes momentos  do evento nos primeiros anos. “Vieram personalidades internacionais, como a Gina Lollobrigida”, menciona.

Ele também recorda das festas que reuniam todas as estrelas para um vanerão ou uma bacalhoada. “E claro, o encerramento tradicional no hotel Serra Azul”, completa.

Personalidades históricas também receberão troféus

Outras oito personalidades que estão vinculadas a trajetória de 45 anos do Festival de Cinema de Gramado vão subir ao palco para receber homenagens.

Do meio técnico do cinema estão os atores Araci Esteves e Paulo Autran (in memorian), os produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, a cineasta Mônica Schmiedt , o técnico de luz Wilton Soares Martins e o distribuidor Oswaldo Massaini. Também estão na lista o jornalista e crítico Luiz Carlos Merten e Alice Gonzaga, pesquisadora, produtora, diretora e empresária.

E haverá ainda as quatro homenagens tradicionais do festival – o primeiro troféu, Eduardo Abelin, será entregue na noite deste sábado para o animador gaúcho Otto Guerra.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES e Golden Gramado apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.