MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Orquestra Sinfônica de Gramado faz “gran abertura” do Festival

A Orquestra Sinfônica de Gramado fez um concerto com temas do cinema para a abertura do 47º Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia contou com a participação de autoridades e do público, que lotou a Rua Coberta.

A primeira manifestação do protocolo e abertura foi do coordenador do Encontro Nacional da Legenda, Fabiano Lorensi Bertoluci, que saudou a inciativa do Festival de Gramado em promover a acessibilidade promovendo sessões com legendas.

O secretário adjunto e secretário de fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania José Paulo Soares Martins disse que Gramado é referência no Brasil por investir em turismo e cultura, saudando o festival e seus 47 anos… “de proteção, defesa e crescimento do audiovisual brasileiro”.

“A indústria do audiovisual tem uma contribuição fundamental para a formação da identidade brasileira”, acrescentou.

O presidente da Gramadotur Édson Néspolo saudou os visionários que criaram o festival há 47 anos, destacando que a cada edição o evento se fortalece.

“Vivemos no Brasil um dilema, um momento em que os festivais de cinema estão sofrendo com cortes abruptos. Onde os diretores e produtores iriam mostrar os mais de 1.100 títulos que se inscreveram para o Festival de Gramado?”, questionou Néspolo, destacando o papel de Gramado na acolhida dessa produção durante 47 anos ininterruptos.

O prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, deu boas vindas e saudou a todos e a mais uma edição do Festival de Gramado:

“Salve a cultura nacional e o Festival de Cinema de Gramado”, festejou.

Em seu pronunciamento antes da apresentação da orquestra, a secretária de estado de Comunicação, Tania Moreira destacou que a secretaria estadual de Cultura tem no Edital Pró-Cultura FAC do Audiovisual um aporte de R$ 6 milhões para o Fundo Setorial do Audiovisual, o que permitirá a produção de 20 projetos na área do audiovisual gaúcho. As inscrições estão abertas até 23 de setembro.

Na sequência, a secretária – que estava representando o governador do Estado Eduardo Leite – destacou que o Festival de Cinema de Gramado tomou para si a responsabilidade do setor audiovisual brasileiro, saudando a trajetória de quase cinco décadas.

“Este evento precisa ser abraçado . Celebramos nosso cinema e rumando para os 50 anos de um gigante orgulhoso de seu país e que nunca adormeceu”, disse a secretária.

Em seguida a Orquestra Sinfônica de Gramado executou se repertório com estaque para o a música “From Now On”, com o vocalista Rafael Gubert, participação do Coral Bocalis, palmas e aplausos do público para a “gran abertura” do Festiva de Cinema.