Festival de Cinema de Gramado
43FestCinemaGramado04217.jpg
11/08/17

Sessões com interpretação em LIBRAS e audiodescrição

Acessibilidade

Mantendo e ampliando o seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, o Festival de Cinema de Gramado apresenta este ano quatro sessões com audiodescrição, recurso que consiste na tradução de imagens em palavras com o objetivo de proporcionar uma narração descritiva em áudio. A primeira sessão acessível acontece já na exibição do longa que abre a mostra competitiva brasileira no dia 18: “O Matador”, de Marcelo Galvão, que exibe pela terceira vez em Gramado um filme com audiodescrição (os outros foram “Colegas”, em 2012, e “A Despedida”, em 2014).

Outras duas sessões com audiodescrição acontecem conjuntamente na terça-feira, 22 de agosto, com o curta-metragem “Sal”, de Diego Freitas, seguido do longa “A Fera na Selva”, de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escorel. Já o longa “Todos”, de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa, será exibido de forma totalmente acessível, com LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas. O filme discute justamente a questão da acessibilidade ao contar a história de Felipe, um homem com deficiência visual.

Mais do que o compromisso com a audiodescrição, o Festival de Cinema de Gramado também tornará acessíveis momentos-chave de sua programação. Tanto a abertura oficial na Rua Coberta quanto a premiação da Mostra Gaúcha de Curtas e a cerimônia final de entrega dos Kikitos contarão com interpretação em LIBRAS, o sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos para pessoas surdas.

Programe-se! Confira abaixo as sessões acessíveis do 45º Festival de Cinema de Gramado:

 

18 de agosto, sexta-feira

17h - Abertura oficial na Rua Coberta (Rua Coberta) * LIBRAS

21h30 - “O Matador”, de Marcelo Galvão (Palácio dos Festivais) *audiodescrição

 

20 de agosto, domingo

21h30 - Premiação Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa (Palácio dos Festivais) *LIBRAS

 

21 de agosto, segunda-feira

14h – “Todos”, de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa (Teatro Elisabeth Rosenfeldt) * audiodescrição

 

22 de agosto, terça-feira

21h30 – “Sal”, de Diego Freitas, e “A Fera na Selva”, de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escorel (Palácio dos Festivais) *audiodescrição

 

26 de agosto, sábado

21h - Noite de Premiação dos filmes da mostra competitivas de longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros e curtas-metragens brasileiros (Palácio dos Festivais) * LIBRAS

Festival Partners