Festival de Cinema de Gramado
44-Festival-de-Cinema-de-Gramado-00138_Cleiton Thiele.jpg
11/08/17

O cinema como possibilidade de futuro

EDUCAVÍDEO

Em 2017 chegamos ao quarto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no grandioso Palácio dos Festivais. O Programa Municipal Escola de Cinema – EDUCAVÍDEO vem promovendo a imersão de seus participantes ao mundo do cinema através de propostas e desafios sempre crescentes, o que nessa edição pode ser conferido através das produções que, além dos tradicionais curtas-metragens, contam também com um média-metragem.

O EDUCAVIDEO oferece desde 2011 capacitação em técnicas de audiovisual para estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas. Nasceu como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. Ao longo desses anos, se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos: atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente.

Com realização da Secretaria Municipal de Educação, o programa desenvolve e constrói a promoção do protagonismo juvenil em suas mais diversas realidades, propiciando a troca de experiências através da mediação criativa do campo audiovisual. O cinema é instrumento eficaz e singular ao florescimento das potencialidades humanas por sua nata convergência artística e vivencial. O EDCAVIDEO é a sólida ponte entre a comunidade escolar e o cinema.

Cumprindo seu papel institucional de formação técnica, para além de proporcionar a realização de obras audiovisuais assinadas pelos alunos, incentiva a participação desses estudantes em eventos, gerando experiências únicas e enriquecedoras como a gala de projeção dos filmes produzidos pelos alunos, que abre, anualmente, o nosso querido festival de Cinema de Gramado e a exibição dessas produções em festivais estudantis.

Com esforço contínuo, a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Gramadotur, avança para tornar realidade o antigo sonho da comunidade gramadense de criar e manter, na cidade, uma Escola de Cinema, sendo esse um dos objetivos norteadores do EDUCAVIDEO enquanto Programa Municipal. Em busca de sua concretização, a Prefeitura Municipal e o Festival de Cinema de Gramado seguem trabalhando arduamente, acreditando e fazendo prosperar a magia da sétima arte nesta cidade que criou e mantém, de forma ininterrupta, o mais antigo festival de cinema brasileiro, demonstrando seu respeito e entusiasmo por esta atividade artística e econômica.

Longa vida ao EDUCAVIDEO! Longa vida ao Festival de Cinema de Gramado!

- Gilça dos Santos Silva, Secretária de Educação de Gramado

Festival Partners