Festival de Cinema de Gramado
45-Festival-de-Cinema-de-Gramado--2017-08-25--12-11-45-DEV-0508.jpg
26/08/17
Diego Vara/ Pressphoto

Canadá premia jovem cineasta no Festival de Cinema de Gramado

Convidado de honra

País convidado de honra desta 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o Canadá premiará um jovem cineasta brasileiro entre os diretores de curtas-metragens em competição no evento.

“É um privilégio esta homenagem. Para mostrar nosso apreço e incentivar as parcerias entre nossos países na área audiovisual, entregaremos o Prêmio Canadá 150 Jovem Cineasta”, afirma o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone. A homenagem de Gramado ao país norte-americano se dá no ano em que a nação comemora seus 150 anos – efeméride que dá nome ao troféu oferecido.

O júri da mostra de curtas-metragens brasileiros escolherá o vencedor com base em um conjunto de critérios que demonstra o potencial de crescimento como profissional. A idade também conta: é preciso ter, no máximo 30 anos.

Além do troféu, o prêmio Canadá 150 Jovem Cineasta inclui uma viagem de estudos no Vanarts em Vancouver e um curso de inglês intensivo voltado à indústria cinematográfica de três meses na Toronto Film School, além de visitas a produtoras e estúdios em Toronto e Vancouver.

Amplamente reconhecido no mundo, o VanArts (Vancouver Institute of Media Arts), oferece uma variedade de programas de graduação com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho em áreas específicas das artes de mídia. Muitos programas funcionam como um estúdio de trabalho focado em aprendizagem, que replica a experiência na indústria.

Já o premiado Toronto Film School oferece programas de estudos nas áreas criativas, destinados a preparar os alunos para uma carreira em entretenimento, moda, design ou videogames. Os programas são ministrados por profissionais da indústria, que orientam e inspiram estudantes. Um deles é o ESL Gateway, que é um curso intensivo de inglês voltado para a setor audiovisual.

O nome do vencedor do Prêmio Canadá 150 Jovem Cineasta será revelado na grande noite de premiação, no sábado, 26 de agosto, durante a cerimônia de entrega dos Kikitos.

Canal Brasil também destaca melhor curta
Além do Prêmio Jovem Cineasta Canadá 150 e, claro, dos tradicionais Kikitos, a noite de sábado, 26 de agosto, contará com a entrega do Prêmio Canal Brasil de Curtas, também destinado a estimular a nova geração de cineastas. O vencedor recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil, além de ter garantida a exibição da obra na programação da emissora. Ao final do ano, o eleito também concorre ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil.

Serão entregues também ainda 28 Kikitos e três prêmios do Júri da Crítica.

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil, para todo o território nacional, e no Rio Grande do Sul, pela TVE, da Fundação Piratini. A festa de premiação está marcada para começar às 21 horas, no Palácio dos Festivais.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.

Festival Partners