Longas Estrangeiros Mostra Competitiva
14/07/2008
A Comissão organizadora do 36º Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 10 a 16 de agosto, anuncia os filmes em longa metragem estrangeiros que farão parte da mostra competitiva. Este ano foram selecionados cinco filmes: PERRO COME PERRO, da Colômbia; O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA ,Portugal/Brasil; POR SUS PROPRIOS OJOS, da Argentina; COCHOCHI, do México e MINDELO- atrás de horizonte, de Cabo verde.

Abaixo ficha técnica e sinopse dos trabalhos.

PERRO COME PERRO

País: Colombia
Duração_do_Filme: 106min
Ano_de_Produção: 2008
Formato: 35mm
Empresa_Produtora: Antorcha films y Patofeo films
Diretor: Carlos More
Atores: Marlon Moreno, Oscar Borda, Álvaro Rodríguez, Blas Jaramillo, Andrés Toro, Hansel Camacho, Diego Quijano, Julián Caicedo, Rodrigo Vélez
Atrizes: Paulina Rivas, Gianina Arana
Roteirista: Carlos Moreno y Alonso Torres
Produtor_Executivo: DIEGO RAMIREZ
Diretor_de_Fotografia: Juan Carlos Gil
Diretor_de_Arte: Jaime Luna
Música: José Hermán

Sinopse: No mundo do crime da Colômbia há uma lei não oficial. Quando Víctor e Eusebio, dois criminosos que trabalham extorquindo dinheiro, desrespeitam as regras, inconscientemente assinam suas próprias sentenças de morte.


O Mistério da Estrada de Sintra

País: PORTUGAL/ BRASIL
Duração_do_Filme: 130 mm
Formato: 35MM
Empresa_Produtora: RPJ Produtores Associados Ltda
Diretor: Jorge Paixão da Costa
Roteirista: Newton Guimarães Cannito
Produtor_Executivo: Pandora Cunha Telles
Atores: António Pedro Cerdeira, Ivo Canelas
Atrizes: Bruna Di Tullio, Giselle Itiê
Atores_Coadjuvantes: José Pedro Vasconcelos, Rogério Samora, Flávio Galvão
Atrizes_Coadjuvantes: -
Diretor_de_Fotografia: Luiz Branquinho
Diretor_de_Arte: Clara Vinhais
Música: Guga Bernardo
Montagem: João Braz
Trilha_Sonora: Guga Bernardo

Sinopse: Verão de 1870. Dois escritores, Eça e Ramalho. Ramalho é raptado. O desafio está lançado. Escrever um policial a quatro mãos para o Diário de Notícias. Será que a história que criaram como ficção é baseada num caso real? Esta é a pergunta que sustenta o conflito entre estes dois escritores, e os afasta num duelo quase mortal entre Sintra e Malta. O folhetim avança, e com ele ameaças, duelos, sexo e intrigas. Lisboa está em alvoroço. Todos se tomam pelo conde atraiçoado. Os crimes sucedem-se numa história onde o amor é mais forte que a tradição, a intriga escapa às evidências e tudo corre freneticamente, como num jogo. Baseado na obra de Eça de Queiroz, O Mistério da Estrada de Sintra desafia todas as convenções numa acutilante crítica de costumes à romântica sociedade portuguesa do séc.

POR SUS PROPRIOS OJOS
País: ARGENTINA
Duração_do_Filme: 79min
Ano_de_Produção: 2007
Formato: 35MM
Empresa_Produtora: Mandragora Producciones
Diretor: Liliana Paolinelli
Roteirista: Liliana Paolinelli
Produtor_Executivo: Paula Grandio
Atores: Maximiliano Gallo
Atrizes: Ana Carabajal, Luisa Núñez, Mara Santucho
Diretor_de_Fotografia: Martín Mohadeb
Diretor_de_Arte: Mauro Guevara
Música: Vincent Artaud
Montagem: Lorena Moriconi

Sinopse: Uma estudante de cinema, Alicia (Ana Carabajal) tenta fazer um documentário sobre um tema nada fácil: as mulheres dos presos.
Pelo general as mulheres se resistem a ser filmadas por temor a condenação social. No meio dessa dificuldade, Alicia conhece Elsa (Luisa Nuñez), que tem seu filho preso. Entre elas se estabelece um vínculo onde tudo flui como a menina quer.




COCHOCHI
País: México
Duração_do_Filme: 87min
Ano_de_Produção: 2007
Formato: 35MM
Empresa_Produtora:
Diretor: Israel Cardenas & Laura Guzman.
Roteirista: Israel Cardenas & Laura Guzman.
Produtor_Executivo: Chris Wyatt, Devin Colvin
Atores: : Luis Antonio Lerma Torres, Evaristo Corpus Lerma Torres, Jose Ignácio Torres Rodriguez, Luis Alfredo Villalobos Nevares, Cristobal Nevares, Luis Marcial Bernardino Torres, Juan Nevares.
Atrizes: Josefina Villalobos, Manuela Torres.
Diretor_de_Fotografia: : Israel Cardenas & Laura Guzman
Música: Federico Schmucler
Montagem: Israel Cardenas & Yibran Asuad

Sinopse: Evaristo e Tony, irmãos indígenas do noroeste do México têm apenas o ensino fundamental concluído quando recebem uma tarefa do seu avô: entregar medicamento no outro extreme da Serra Tarahumara. Tony e Evaristo, receando a estrada pela frente, decidem pegar o cavalo do avô e partem em uma viagem mais longa do que esperavam.


MINDELO - atrás de horizonte
PAÍS: Cabo Verde
Duração_do_Filme: 74
Ano_de_Produção: 2008
Formato: HD
Empresa_Produtora: Crioula - Eurostudio
Diretor: Alexis Tsafas
Roteirista: Alexis Tsafas
Produtor_Executivo: Zenaida Alfama
Diretor_de_Fotografia: Yannis Fotou
Diretor_de_Arte: Fonseca Soares
Música: Vasco Martins
Montagem: Stamatis Magulas
Trilha_Sonora: Stamatis Magulas

Sinopse: O documentário «Mindelo - atrás de horizonte» é um retrato duma pequena cidade-porto de Cabo Verde, situada no meio do Oceano Atlantico. A câmara segue a vida contemporânea da ilha procurando a cultura crioula do seu povo. sem comentários, sem entrevistas, sem narração...


COORDENAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA
36º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

Ana Mota
+55 (51) 30132282 / 7814.1949 / 8124.1809/ 8109.9699
Av. Protásio Alves 3111/501
Petrópolis - Porto Alegre - RS
CEP 90.410.003

imprensa@festivaldegramado.net