MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Noite de estreias nacionais e da primeira exibição na mostra competitiva de longas

O 46º Festival de Cinema de Gramado abre oficialmente sua programação nesta sexta-feira, 17 de agosto, com a exibição de dois longas-metragens brasileiros inéditos no circuito nacional. Fora de competição “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, chega diretamente do Festival de Cannes, onde foi apresentado ao púbico internacional.

Inspirado no poema de Jorge de Lima, e com trilha sonora repleta de clássicos de Chico Buarque e Edu Lobo, o filme conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense, do apogeu à decadência, passando por grandes amores e aventuras. Parte do elenco estrelado – composto por nomes como Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, Juliano Cazarré, Marcos Frota, Mariana Ximenes e Vincent Cassel – vai marcar presença no tapete vermelho do Palácio dos Festivais.

Quem também estará em Gramado esta noite para apresentar o mais recente filme é a atriz Marieta Severo, que está em “A voz do silêncio”, de André Ristum – que será o primeiro filme em competição a ser projetado este ano, na sequência de “O Grande Circo Místico”.Ristum retorna à Gramado depois de três anos, quando concorreu com “O outro lado do paraíso” (2015), seu longa-metragem anterior, que foi eleito pelo público o melhor filme daquele ano na votação do júri popular.

A sessão, que começa pontualmente às 18h, terá audiodescrição para ambas obras, na primeira da série de iniciativas de acessibilidade que o Festival de Cinema de Gramado planejou em sua edição de número 46.

No sábado pela manhã haverá reprise do longa de Ristum, com entrada franca, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Já a sala de debates do Hotel Serra Azul recebe diretores e elenco de ambas produções para o debate, a partir das 10h30.

Competição de curtas gaúchos começa no sábado

No sábado, a partir das 13h30, o Palácio dos Festivais recebe a primeira maratona de curtas-metragens realizados no Rio Grande do Sul, na sessão inaugural da Mostra Gaúcha. Serão 11 filmes (a lista completa está no final do boletim), que serão debatidos na sequência da sessão, na sala de debates do Hotel Serra Azul. O esquema se repete no domingo, com a sessão nº 2 da Mostra Gaúcha, onde serão projetados outros nove títulos. As atividades tem entrada franca.

Os melhores na categoria serão revelados já no domingo, às 20h30, no Palácio dos Festivais, durante a entrega do Prêmio Assembleia Legislativa do rio Grande do Sul.

 

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.