Além das últimas exibições da mostra competitiva, na noite desta sexta-feira (24) acontece a entrega do troféu Cidade de Gramado ao ator Ney Latorraca. Com uma carreira repleta de sucessos na televisão, o astro sempre se dedicou também ao cinema. Entre 1970 e 2015, foram 22 filmes.

“Tive a sorte de acompanhar os melhores filmes do Ney, que é apaixonado por cinema e estreou fazendo ponta em um filme do cineasta mais querido de São Paulo, Carlos Reinchebach. Depois, foi grande parceiro de vários filmes com o mestre Ruy Guerra (como em ‘A Bela Palomera’ e ‘Ópera do Malandro’). Foi um inesquecível Padre Anchieta nas mãos de Paulo Sarraceni”, depõe, a seu respeito, o curador do Festival de Cinema de Gramado Rubens Ewald Filho.

A homenagem acontece no intervalo da sessão noturna, no Palácio dos Festivais.

Longas autorais marcam a última noite da mostra competitiva em Gramado

Dois longas-metragens com a marca mais íntima de seus diretores serão as atrações da mostra competitiva nacional na última noite de exibição do 46º Festival de Cinema de Gramado. “O avental rosa”, de Jayme Monjardim, é publicamente definido pelo diretor – reconhecido por grandes sucessos como “Olga” e “O tempo e o vento” – como seu primeiro “filme de autor”.

Por sua vez, na animação “A cidade dos piratas”, o diretor Otto Guerra literalmente entra em cena para apresentar ao espectador o drama vivido por ele na vida real: a autora dos quadrinhos que deram origem ao filme, a cartunista Laerte, renega suas personagens, e Otto fica sem saber o que fazer para finalizar um filme que já estava financiado.

A noite terá ainda outra animação, o curta “Torre”, de Nádia Mangolini, que apresenta sob a forma de desenhos as duras memórias da família do primeiro desaparecido político durante o regime militar brasileiro. Já “Apenas o que você precisa saber sobre mim”, de Maria Augusta V. Nunes, é um drama adolescente que descortina a violência de gênero.

(Foto: Edison Vara/Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Share

Patrocinadores