47º Festival de Cinema de Gramado anuncia filmes longas concorrentes
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

Marcos Santuario participa do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano

O curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuario, participou, no dia 12 de maio, da cerimônia de premiação do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano, em Cancun, no México. O evento, organizado pela Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales, da Espanha, e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos, é conhecida no meio audiovisual como o Oscar Ibero-Americano.

“As consagrações dos longas metragens Roma e Las Herederas, são dois dos principais destaques desta 6ª edição dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano. Esperada, a vitória de Roma, já premiado em outros festivais pelo mundo, mostra a intensidade da aceitação da obra do mexicano Alfonso Cuarón. Ele consegue, assim, o reconhecimento daqueles mais próximos a sua origem e proposta narrativa. No caso do paraguaio Las Herederas, o prêmio de Melhor Atriz para a entusiasta Anna Brun da ainda mais fôlego a esta reconhecida produção dirigida por Marcelo Martinessi. A atriz já havia sido premiada em outras partes do mundo, incluindo nos festivais de Berlim e de Gramado, onde esbanjou simpatia e carisma em sua passagem por aqui. Desejado pela produção do filme era também o Platino de Melhor Primeiro Filme de Diretor, prêmio que foi muito festejado por todos”, analisou o curador do Festival de Cinema de Gramado.

A presença de Santuario no evento dá sequência ao intercâmbio de ações e a uma maior interação entre festivais de cinema proposta pelo Festival de Cinema de Gramado, que já inclui participações nos tradicionais FICG, Festival Internacional de Cine en Guadalajara, e BAFICI, Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires.