MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Machismo e violência no debate de “El despertar de las hormigas”

O filme da Costa Rica trouxe para o debate os ‘micro machismos’ do dia-a-dia. Isabel, a atriz de teatro Daniela Valenciano, que está em seu primeiro longa, vai buscando maneiras para enfrentar as próprias expectativas e as alheias em relação aos papeis masculinos e femininos delimitados pela família e pela sociedade, especialmente a latino-americana.

A diretora Antonella Sudasassi disse que buscou colocar na tela as pequenas violências, “aquelas que se perpetuam não pela maldade, mas pelo costume”. Evitou usar uma violência exacerbada mas quis manter a expectativa de que ela aconteça a qualquer momento, criando um clima de tensão permanente. Leynar Gomez, ator que interpreta o marido de Isabel na trama, trabalhou o personagem buscando a precisão.  “Na minha maneira de ver, quanto menor o personagem, mais preciso tem de ser”, disse. Gómez tem larga experiência no cinema – talvez seu papel mais conhecido pelos brasileiros seja Limón, motorista de Pablo Escobar (Wagner Moura) em Narcos.

A analogia com as formigas é cara a Antonella. “Elas agem de forma coletiva, persistente e constante”, disse. “Este é um filme íntimo, uma ode às revoluções silenciosas”, afirmou a diretora a um público atento, que aplaudiu a equipe em diversas ocasiões durante a conversa.

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil