MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Impulsores do audiovisual gaúcho recebem homenagem em Gramado

HOMENAGEM 45

Nos 45 anos do Festival de Cinema de Gramado, entidades do cinema gaúcho se uniram para homenagear nomes fundamentais na história da produção audiovisual do Rio Grande do Sul. Na noite desse domingo, 20 de agosto, no Palácio dos Festivais, serão relembrados os nomes de quatro personalidades cuja trajetória permite “festejar toda a cadeia produtiva desta arte que só se faz em equipe, incluindo técnicos, realizadores, atores e críticos”, diz um comunicado conjunto assinado pela Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos – APTC; Associação de Críticos de Cinema – ACCIRS, Sindicato da Indústria Audiovisual – SIAV, Instituto Estadual de Cinema – Iecine e Fundação Cinema RS – Fundacine.

O primeiro destaque será dado a Wilton Soares Martins, profissional dos bastidores e “grande apoiador do cinema gaúcho” que promove parcerias para o uso de equipamentos de iluminação em filmes e festivais.

A atriz Aracy Esteves e a diretora Monica Schmiedt (1961 – 2016) serão reverenciadas por suas trajetórias no audiovisual. E o jornalista e crítico Luis Carlos Merten, que acompanha a produção gaúcha há quase cinco décadas também será lembrado. “O percurso de um filme só se completa quando estreia na tela e ganha o aval da crítica”, justificam as entidades.

Distribuidor francês também será lembrado

Outra figura que será lembrada neste domingo – mas em uma sessão durante a tarde – será o francês Jean Thomas, distribuidor de cinema que sempre privilegiou Gramado como janela de lançamentos de filmes sob sua responsabilidade de comercialização. Nesta 45ª edição, Jean Charles trouxe, por exemplo, o mais recente longa-metragem de Laís Bodanski, “Como Nossos Pais”, que concorre aos Kikitos na Mostra Brasileira.

A homenagem a Jean Thomas será feita justamente com a projeção de outro longa com que está trabalhando, “A Natureza do Tempo”, que foi selecionado para o Festival de Cannes e será apresentado pessoalmente pelo diretor argelino Karim Moussaoui.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.