Diretor artístico de um dos mais antigos festivais de cinema no continente – o de Viña Del Mar, no Chile – Claudio Pereira Navarro veio a Gramado com a expectativa de levar ao seu apís obras exibidas na Serra Gaúcha. Ele vê o festival brasileiro como uma grande oportunidade para ampliar a janela de exibição do cinema latino-americano em seu país. “Em Gramado há muitos filmes sendo apresentados pela primeira vez, por isso é muito importante nossa presença aqui”, observa.

Embora compartilhem semelhanças sociais, políticas e econômicas – o que facilitaria o intercâmbio de conteúdo audiovisual – Navarro lamenta que menos de 1% dos filmes exibidos no Chile são latino-americanos. “É muito desproporcional”, critica. O Brasil participa com uma parcela ainda menor dentro desse universo, situação que o diretor do festival de Viña Del Mar pretende modificar a partir de sua passagem por Gramado.

“Por vias naturais, esses filmes não chegariam até o Chile; estando aqui, posso conversar com realizadores, convidá-los a inscrever seus filmes no festival”, explica.

Mas ele também pensa na distribuição em salas chilenas, e para isso, não acha que o idioma diferente seja um problema, pelo contrário, percebe uma identificação do público com a cultura brasileira. “Assistimos muitas novelas brasileiras e somos fãs da música daqui”, revela.

O Festival Internacional de Cinema de Viña Del Mar ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro e além das mostras competitivas, possui uma programação panorâmica com o melhor da produção da América Latina.

(Texto: Naira Hofmeister – Foto: Cleiton Thiele / Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Share

Patrocinadores