MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Financiamento e distribuição serão o cerne do Gramado Film Market

GRAMADO FILM MARKET

Com a produção de filmes brasileiros em ascensão e as possibilidades de distribuição ampliadas – com as plataformas on demand e a ampliação do parque exibidor nacional, que soma mais mil novas salas abertas nos últimos sete anos, 60% delas no interior do país – o 45º Festival de Cinema de Gramado abre espaço para reflexão e capacitação de profissionais.

É a proposta do Gramado Film Market, que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto, no Hotel Serra Azul. A programação se centra nos temas do financiamento e distribuição de obras audiovisuais e também oferece workshops técnicos e rodadas de negócios.

A produção audiovisual brasileira ainda está concentrada no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas o terceiro estado com maior produção é o Rio Grande do Sul, que detém uma fatia equivalente a 4,8% da produção nacional. Apesar disso, há uma busca por maior equidade, o que será debatido em um painel com a Ancine na quinta-feira pela manhã.

Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual destinados à Região Sul do Brasil, que antes de 2009 eram no máximo 9% do total, em 2015 representaram 16%. Também tem havido acréscimos nos repasses para as regiões norte e nordeste, que em 2009 estavam fora do radar da Ancine e nos últimos dois anos já são superiores a 20%.

PROGRAMAÇÃO GFM

Quinta, 24 de agosto
10h – Painel “Desafios Ancine & BRDE”, comDébora Ivanov e Luiz Noronha
11h – Painel “Financiando e produzindo com o Canadá”, com Raphaëlle Lapierre-Houssian, Amber Fares e Patricia Emídio
12h – Painel “Canal Brasil e o cinema brasileiro”, com Paulo Mendonça
14h – Painel “Cinema, TV & Games: efeitos visuais”, com Ranz Ranzenberger e Rodrigo Assaf
15h – Painel “Filmando com realidade virtual”, com Ricardo Laganaro
16h – Painel “Criando histórias e personagens”, com Adam Till e Monica Aguirre

Sexta, 25 de agosto
9h às 12h – Workshop “Roteiro para séries”, com Adam Till
9h às 12h – Workshop “Autodesk Smoke/Flame”, com Ranz Ranzenberger
9h – Workshop “Interface & edição”
11h – Workshop “Efeitos visuais”
13h – Mostra Conexões Femininas – Canadá
“Every Grain of Rice”, de Carol Nguyen
“How do You Pronounce Pho”, de Carol Nguyen
“Uprooted”, de Carol Nguyen
“Speed Sisters”, de Amber Fares
14h – Workshop “Chromakey & máscaras”
15h – Painel “Cinema brasileiro ontem & hoje”, com Luiz Carlos Barreto e Cacá Diegues
16h – Workshop “Composição 3D”
16h – Painel “Mulheres do audiovisual”, com Carol Nguyen e Amber Fares (Canadá), Eva Piwowarski (Argentina), Lucy Barreto e Eloiza Mara da Silva (Brasil)
17h – Encerramento com a presença do Embaixador do Canadá, Riccardo Savone

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymar, CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.