MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Filmes de amanhã

Os fãs de Marcélia Cartaxo e sua Pacarrete terão a oportunidade de vê-la novamente em participação no curta que representa sua terra natal, a Paraíba. Às 18h desta quinta será exibido “A ética das hienas”, de Rodolpho de Barros. O filme fala de corrupção na Justiça, relações de favorecimento que terminam num acordo “à brasileira”.

Em seguida estreia o longa chileno “Perro bomba”, de Juan Cáceres, premiado em festivais na Espanha, Alemanha, México e França. A narrativa sobre um jovem haitiano em Santiago, no Chile, aborda o precário equilíbrio de vida de um imigrante ainda mais abalado pela xenofobia à sua volta. “Sei que têm sido dias difíceis para o âmbito cultural, mas se nos unirmos, com certeza o futuro será mais acessível, pelo menos. Precisamos debater como são os países que estamos construindo para o futuro”, diz o jovem diretor.

Às 20h30 entra na tela o curta paulista “Sangro”, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR. Inspirado na história real de uma pessoa que vive com HIV, a animação busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.

Miguel Falabella vem a seguir com seu “Veneza”, longa que tem Carmen Maura, estrela de muitos filmes de Almodóvar, como a protagonista Gringa. A velha cafetina cega, dona de um bordel no interior do Brasil, sonha em conhecer Veneza e terá a ajuda dos amigos para realizá-lo.

 

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul. Apoio especial: TCL. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, G2 Net Sul, Café 3 Corações, Le Jolie, Laghetto Hoteis, Canal Brasil, Tecna Puc;. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Transportadora Aerea Oficial: Gol; Agência Oficial: Brocker Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul; BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agencia Nacional do Cinema. Realização: Gramadotur, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.