24.º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, 09 a 17 de agosto (1996)

Na competição de longas brasileiros que marcou o 24º Festival de Gramado - Cinema Latino e Brasileiro, “Quem Matou Pixote?”, de José Joffily, arrebatou os Kikitos de melhor filme; melhor ator para Cassiano Carneiro, dividido com Chico Diaz, de “Corisco e Dada”; melhor atriz para Luciana Rigueira; melhor roteiro para Paulo Halm, José Joffily e Jorge Duran; melhor fotografia para Nonato Estrela, dividido com César Charlone de “Como Nascem os Anjos”; melhor música para David Tygel e Maurício Maestro, dividido com Victor Biglione de “Como Nascem os Anjos”; e o prêmio do júri popular.

O Kikito de melhor diretor ficou com Murilo Salles, por seu trabalho em ”Como Nascem os Anjos”, filme que ainda levou os prêmios de melhor montagem para Isabelle Rathery e Vicente Kubrusly; o prêmio especial do júri para os atores Priscila Assum e Silvio Guindane; e o prêmio da crítica.

Na mostra do cinema latino, o júri escolheu “Guantanamera”, de Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabio (Cuba) como o melhor filme, que ganhou ainda o prêmio da crítica e deu o prêmio de melhor ator para Carlos Cruz. Gabriel Retes foi escolhido como melhor diretor por seu trabalho em “Bienvenido, Welcome” (México), filme que conquistou também o Kikito de melhor roteiro para ele, juntamente com Maria Del Pozo e Gabriela Rettes. O Kikito de melhor atriz ficou com Ana Torrent, por sua atuação em “Morte ao Vivo” (Espanha) de Alejandro Amenabar. O prêmio de melhor montagem foi para o diretor de “Sicário” (Venezuela), José Nóvoa, que ainda levou o prêmio especial do júri. O português  “Cinco Dias, Cinco Noites” ficou com os prêmios de melhor música para Antônio Pinho Vargas, e melhor fotografia para Afonso Beato. Nesta edição, o festival contou ainda com a brilhante presença da atriz Faye Dunaway.

Na categoria curta-metragem brasileiro, 35mm, o melhor filme foi “O Enigma de um Dia”, de Joel Pizzini . Marina Person e Jorge Espírito Santo levaram o Kikito de melhor diretor, por “Almoço Executivo”. “Um Homem Sério”, deu a Ary França o kikito de melhor ator, a José Roberto Torero, Dainara Toffoly e Gustavo Cascon o de melhor roteiro, além de conquistar o prêmio de melhor filme pelo júri popular. “Estrela de oito pontas” de Fernando Diniz conquistou melhor montagem com Marcos Magalhães, C. Bolshaw e Luis Guimarães de Castro. De melhor música para  Túlio Mourão, e o prêmio da crítica. Melhor atriz Renées Gumiel, de “Ruído de Passos” de Denise Gonçalves . O prêmio de melhor fotografia foi para Pedro Vaines em “Com que roupa?”

Na competição de curtas gaúchos,  “Um Homem Sério”, de Dainara Toffoli e Diego de Godoy, foi eleito o melhor filme, dando a seu ator Ary França o prêmio destaque do júri.  “Terral”, de Eduardo Nunes  foi o melhor filme de curta-metragem em 16mm.”A escada” de Carlos Yamashita ficou com o prêmio especial do júri.

Na categoria Super-8, o Kitito de melhor filme foi para “Fuga”, de Vera Senise e Sérgio Concílio. “Rastros de Verão” conquistou o prêmio de melhor diretor para Fabiano Souza e Christiano Zanella.