Festival encerra focado no cinquentenário

Mais uma vez, apesar das adaptações necessárias diante da pandemia, o Festival de Cinema de Gramado mostrou sua relevância para o audiovisual brasileiro dando espaço para os produtores brasileiros e latinos mostrarem seu trabalho. Agora, o foco é na retomada em 2022 com a celebração dos 50 anos do evento.

“Ao encerrar essa edição já começamos a trabalhar com a itinerância comemorativa dos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado. Ele tem que ser muito celebrado, pois é um marco para nós, para o estado do Rio Grande do Sul, para Gramado e patrimônio histórico cultural do estado. Queremos fazer uma itinerância nos grandes centros do país e na América Latina onde temos nossos festivais parceiros. Será uma caminhada, até agosto de 2022, muito grande e intensa e de celebração do festival”, afirma Rosa Helena Volk, secretária de turismo de Gramado e presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelos eventos.

Nesta edição, que encerra amanhã, foram 50 filmes em seis mostras. Os debates apresentados ao vivo nas manhãs e transmitidos pelo canais digitais do evento somaram mais de 24 horas no ar e 70 convidados, proporcionando valiosos encontros, uma das marcas do festival.

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial: Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.