MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Festival de Punta del Este vem a Gramado em busca de “grade depurada”

Representantes do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este estão em Gramado em busca de filmes de qualidade que possam ser exibidos em sua próxima edição, que acontece de 17 a 24 de fevereiro de 2019.

“Já há três anos que o filme de abertura de Punta é escolhido entre os que estiveram no Festival de Cinema de Gramado”, observa o coordenador do evento uruguaio, Martín Ferrario.

A edição deste ano, por exemplo, foi aberta com a projeção do filme “João, o maestro”, de Mauro Lima – que também foi o filme de abertura em Gramado no ano passado. Em Punta, além de exibir a obra, o festival ofereceu um prêmio especial aos produtores da película Luiz Carlos Barreto, Lucy y Paula Barreto.

“Queremos potencializar o nosso festival, que tenha a maior relevância, com uma grade depurada que gere interesse. E nesse sentido, estar em Gramado é fundamental”, explica o gestor.

Completando 22 edições, desde 2013 o Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este é uma realização da prefeitura de Maldonado, onde fica o famoso balneário. A retomada do caráter público do evento está de braços dados com a qualificação do festival. A intenção é que o evento se torne a “ponte de lança” dos festivais latino-americanos, onde sejam lançados os filmes para todo o continente. “Esperamos que em 2020 o formato esteja consolidado”, projeta Ferrario.

Outro aspecto de grande interesse para os organizadores do festival de Punta em Gramado é a conexão entre o cinema e o turismo. “No passado, se organizava o festival no verão para aproveitar o público que veraneava. Agora invertemos a idéia e estamos atraindo um público que é específico do festival também para fomentar outras áreas do turismo na cidade. Algo que Gramado sabe fazer isso muito bem”, elogia.

Também em Gramado estão representantes dos festivais de Viña Del Mar e Havana, e, nacionalmente, o de Florianópolis, Ceará e Recife.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.