MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Festival de Punta Del Este renova aliança com Gramado

INTERNACIONALIZAÇÃO

Apostando em um novo formato nos últimos dois anos – “mais compacto e com mais impacto” – o Festival de Cinema de Punta Del Este está na serra gaúcha para fortalecer uma aliança de longa data com Gramado.

“São festivais irmãos. Do ponto de vista da distância, Gramado é o evento audiovisual mais próximo de Punta Del Este e efetivamente há três edições, foi posto em primeiro plano pela nossa organização”, revela o diretor de Programação Cultural da Intendência de Maldonado, responsável pela realização do festival de Punta, Valentín Trujillo.

A delegação do importante festival uruguaio, em Gramado, é liderada pelo diretor-geral de Cultura da Intendência de Maldonado, Jorge Céspedes.

A ideia é que Gramado sirva como vínculo fundamental do Festival de Punta Del Este com o cinema brasileiro. A edição de 2017, por exemplo, projetou películas que estrearam no ano passado em Gramado: “Aquarius”, de Kleber Mendonça, e “Elis, o filme”, de Hugo Prata, que foi selecionado para abrir o evento uruguaio.

Aliás, os eleitos pelo Festival de Punta entre as produções brasileiras passam pela chancela de um dos curadores do Festival de Gramado, Marcos Santuario, que nos últimos três anos é consultor do evento para produções e homenageados do Brasil. Santuario também foi jurado do festival em outras duas ocasiões.

A próxima edição do Festival de Cinema de Punta Del Este, que acaba de completar 20 anos, ocorre entre18 e 24 de fevereiro. A grande novidade da edição será a mostra “Maldonado Filma”, pensada como janela de exibição da produção local.

O festival de Punta Del Este é 100% financiado por recursos públicos e a intendência – o equivalente ao Governo do Estado – vem investindo na produção audiovisual com força. Este ano, lançou um fundo público para financiar a pós-produção de projetos audiovisuais locais que, acredita Trujillo, estarão presentes no evento audiovisual em 2018. “São dois projetos que andam juntos e que estão sendo levados adiante pela primeira vez pelo poder público”, orgulha-se o gestor.

Ainda previstos para a edição do ano que vem do festival estão um cinema itinerante com tela móvel e retrospectivas de importantes nomes da cinematografia iberoamericana.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.