MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Festival de Havana busca em Gramado acesso aos curtas brasileiros

CURTAS

Com um intercâmbio consolidado com Gramado ao longo dos últimos anos, o Festival de Cinema de Havana aposta, neste 2017, em converter a presença de um de seus programadores na serra gaúcha em uma participação maior de curtas-metragens brasileiros na programação do evento, que ocorre de 8 a 17 de dezembro na capital cubana.

“Estou bastante centrado em acompanhar a programação em Gramado, sobretudo das mostras de curtas gaúchos e brasileiros”, revela o programador de Havana Alberto Ruiz.

O principal festival cubano – um irmão mais novo de Gramado, já que no próximo ano chegará a sua 40ª edição – tem uma janela generosa para os filmes de pequena duração, com competições separadas para curtas de ficção e documentários e ainda uma mostra paralela chamada “La hora del corto”, que exibe produções excepcionais que não chegaram a tempo de entrar na seleção competitiva.

“É uma forma muito interessante de acompanharmos a renovação do cinema; os curtas revelam talentos emergentes”, justifica Ruiz.

O festival está com as inscrições abertas até o final do mês e é possível enviar material pela internet, sem a necessidade de mídia física, explica o programador. Caminhando pelos espaços do 45º festival de Cinema de Gramado, Alberto Ruiz procura encontrar-se pessoalmente com realizadores e convidar a que submetam suas obras para a seleção em Havana: “Há muitos filmes por alguma razão não chegam ao escritório, não puderam participar da seleção. Então estar em outro festival possibilita assisti-los e ver se é possível leva-los para lá”.

Ele também aproveita para conversar com representantes de outros festivais que estão na serra gaúcha para trocar ideias sobre os eventos de cinema e sobre a própria produção audiovisual latino-americana.

“Gramado é um espaço privilegiado em que estás com colegas, agentes de distribuição, com o pessoal criativo e podes estabelecer contatos muito produtivos”, concluiu.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, NaymarmCiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.