Festival de Cinema de Gramado amplia espaços dedicados ao mercado audiovisual no ano de seu cinquentenário

Já consagrado como o espaço dedicado ao mercado do cinema e do audiovisual dentro do Festival de Cinema de Gramado, o Gramado Film Market chega ao seu sexto ano em 2022. Após duas edições com programação televisionada e on-line, o GFM volta ao modelo presencial em duas etapas.

A primeira delas é a realização do II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, que abre a programação voltada ao mercado e irá ocorrer nos dias 15, 16 e 17 de agosto. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine),em convênio com a Gramadotur, tem como objetivo a integração entre produtores e a promoção do audiovisual da região no cenário internacional. Marco para o intercâmbio entre cineastas do Paraguai, das regiões do Sul do Brasil e nordeste da Argentina, que buscam a coprodução e a internacionalização de seus projetos audiovisuais.

“O espaço multicultural das fronteiras deve ser encarado como ambiente de desenvolvimento da economia criativa. Como anfitrião do II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, o Rio Grande do Sul mostra-se aberto para as trocas culturais, atraindo investidores e players, potencializando o audiovisual da América Latina”, destaca Beatriz Araujo, secretária de Estado da Cultura.

A segunda etapa ocorre durante os dias 17, 18 e 19 de agosto, com o Conexões Gramado Film Market, que segue com a programação composta por painéis, capacitações, reuniões com players, Mostra Universitária e Concurso Interativo.

“Gramado retorna à presencialidade reforçando seu vínculo com o mercado audiovisual. Este ano, temos uma programação robusta, sempre voltada para a consolidação de novos negócios. Queremos unir realizadores e grandes players do mercado. Seremos palco de painéis e workshops com grandes nomes da indústria nessa edição do Gramado Film Market, que se desenha em duas etapas: a realização do II Mercado Entre Fronteiras e o nosso tradicional Conexões Gramado Film Market”, afirma Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade.