Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para curtas e longas gaúchos

A organização do Festival de Cinema de Gramado anuncia que a abertura das inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos acontece na próxima segunda-feira, 2, e segue até às 23h59 do dia 27 de maio.

O “Gauchão” consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem, pela 19ª vez, a mostra competitiva de curtas-metragens produzidos no Estado. Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa.

Mantendo o compromisso com as produções locais, Gramado reforça a parceria estabelecida na edição passada com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Instituto Estadual de Cinema na entrega do Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. Os filmes participantes concorrem ao Kikito em dez categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

A partir deste ano, visando conceder um olhar mais plural à produção audiovisual gaúcha, a curadoria da Mostra de Longas-Metragens Gaúchos passa a contar, também, com o nome da jornalista Carol Zatt. A mestra em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa de Mídias e Processos Audiovisuais, e especialista em Arqueologia e Patrimônio vai se juntar ao programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim, na tarefa de selecionar os filmes exibidos.

“Para nós é uma grande felicidade. Estamos não apenas mantendo as mostras focadas na produção audiovisual gaúcha, mas incrementando elas e dando cada vez mais visibilidade e retorno. Agradecemos às parcerias com a Assembleia Legislativa, com a Secretaria de Cultura e com o Iecine, que nos proporcionam essa manutenção. Agora, damos um passo ainda mais importante, ampliando nossa curadoria com a chegada da Carol, uma jornalista que cultiva uma longa história com Gramado e que, com certeza, chega para, ao lado do Leonardo, fazer uma seleção do tamanho e da qualidade do cinema gaúcho”, avalia Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo Festival.

As fichas de inscrição estão disponíveis aqui . Todas as regras e critérios para participar da seleção constam nos regulamentos, que estarão disponíveis no site do Festival.