MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Festival começa nesta quinta-feira (17) com sessão do projeto EDUCAVÍDEO

ABERTURA

A mostra das produções audiovisuais realizadas por alunos da rede pública municipal de Gramado através do projeto Educavídeo terá uma importante novidade neste 2017: pela primeira vez na história do projeto, que existe há seis anos, estará em cartaz um filme de média-metragem. “Foi um desafio que os próprios estudantes se propuseram. Eles sentiram que estavam preparados para rodar um filme mais longo”, explica o coordenador do projeto, Leonardo Peixoto.

A sessão de projeção dos filmes produzidos dentro do projeto abre a 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na noite dessa quinta-feira, 17 de agosto. Além do média-metragem “Para Sempre Você”, serão projetados outros dois curtas, todos resultados das oficinas de técnicas de audiovisual, frequentadas por estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas do município.

Na noite de gala, os estudantes desfilam pelo tapete termelho e assistem o resultado de seu trabalho na tela onde, nas noites seguintes, os concorrentes ao Kikito serão também projetados. “É uma experiência única para eles”, assegura a secretária de Educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva.

O próximo desafio dos alunos do Educavídeo já tem data para iniciar: em setembro começam as rodagens do documentário sobre a Corrida pela Vida, cuja trajetória de auxílio e projeção do Instituto do Câncer Infantil será retratada pelos estudantes do projeto. “Toda a produção será deles: desde a pesquisa hsitórica, roteiro, produção e direção”, comemora Leonardo Peixoto.

 

Projeto recebe equipamentos do Ministério da Cultura

 Outra boa notícia para a comunidade gramadense é o acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Cultura (MinC), que vai destinar equipamentos no valor de 500 mil reais para uso dos alunos do Educavídeo.

Gramado é a segunda cidade brasileira a receber os equipamentos, que integrarão o Núcleo de Produção Digital do MinC na cidade. O pacote inclui a aquisição de câmeras, lentes, cartões de memória, tripés, cases para proteção e transporte do equipamento, refletores, microfones, gravadores, softwares de edição, computadores e caixas de som. “A técnica das produções será incomparável a partir desse acordo técnico, pois são equipamentos de qualidade muito superior”, celebra Leonardo Peixoto.

Será mais um passo na caminhada firme que o projeto faz rumo à profissionalização. O Educavídeo nasceu em 2011 como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. No horizonte futuro, está a criação de uma faculdade de cinema, antigo sonho da comunidade de Gramado.

“Ao longo desses anos o projeto se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos: atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente”, completa a secretária de Educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva.

 

Orquestra de violões fará apresentação especial

Com experiência de mais de 400 concertos, a Orquestra de Violões de Gramado fará uma apresentação muito especial nesta quinta-feira, na abertura do Festival de Cinema de Gramado, quando serão projetados os filmes produzidos pelos alunos do Educavídeo. “A orquestra é um projeto de jovens e estar participando do Festival de Cinema pela primeira vez justamente numa noite em que os filmes de jovens cineastas são apresentados é muito especial. Queremos que os jovens da plateia sintam-se motivados com a orquestra no palco e que eles como gramadenses se identifiquem na apresentação”, revela o maestro e diretor artístico da orquestra Joe Cardoso.

Foi Joe quem idealizou a Orquestra de Violões, que hoje conta com 14 músicos, todos jovens gramadenses. O conjunto foi criado em 2011, no mesmo ano do Educavídeo. “Mais uma razão para nos sentirmos muito honrados”, comemora o maestro.

A orquestra sobe ao palco do Palácio às 18h30 e vai interpretar um repertório misto, pensado especialmente para agardar a plateia da noite. “Teremos músicas folclóricas espanholas, francesas e italianas e muita música popular. Vai ser algo bem descontraído”, sintetiza Cardoso.

 

Sinopses dos filmes produzidos pelo Educavídeo:

“Para sempre você” (26min)

Os encontros e desencontros do casal Fernando e Helena

 

“O roubo do livro” (04min)

Um livro da professora some

 

“Será que o amor sempre vence?” (04min)

As dificuldades e obstáculos de um jovem casal apaixonado.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.