MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Festivais de Cinema têm encontro com Secretário do Audiovisual

Diretores e produtores dos principais festivais de cinema do Brasil se reuniram neste sábado, no hotel Serrazul, em encontro que definiu as ações colaborativas e estratégias de visibilidade. Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, Diego Scariot, executivos da Gramadotur, Marcos Santuário, curador do Festival de Gramado, Vilma Lustosa, do Festival do Rio de Janeiro, Sandra e Alfredo Bertini, do CinePE, Wolney Oliveira, do Cine Ceará, Antônio Leal, do Cine Foot, e Wanderlei da Silva, do Festival de Brasília, se encontraram com o Secretário do Audiovisual, da Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania, Ricardo Rihan. A iniciativa pontuou a vanguarda do Gramado na articulação da produção audiovisual brasileira.

“Acho fundamental que esta reunião tenha sido capitaneada por Gramado, que afirma a importância da indústria audiovisual também para a economia dos festivais”, disse Wolney Oliveira, do Cine Ceará, destacando como o festival que acontece de 30 de agosto a 06 de setembro se insere de forma significativa na economia de Fortaleza e do Ceará: “A parceria turismo e cultura poderia potencializar o HUB Aéreo da HLM, AIR France e Gol no Ceará.”

O presidente da Gramadotur defendeu a unidade e ações entre os festivais, seja em estratégias de publicidade e na garantia de espaço de visibilidade para a produção audiovisual brasileira.

“Pensamos na divulgação em grupo de forma a dinamizar as atividades de cada um dos festivais. E, em conjunto, também podemos dinamizar o lançamento das produções”, destacou Néspolo, afirmando que o grupo que se reunir em Gramado pretende agendar ainda para o mês de setembro uma reunião com o Ministério da Cidadania e a Presidência da República para propor e apresentar estas estratégias de ação dos festivais de cinema.

O secretário do audiovisual Ricardo Rihan destacou a importância do encontro e abertura de diálogo entre os festivais e a Secretaria do Audiovisual.

“Estes festivais são muito importantes e afirmam a aproximação do cinema com o turismo, que são sinérgicos. A história o Festival de Gramado, sua relação com a cidade e o impulsionamento do turismo já são um “case” consagrado. E isso precisa se repetir”, afirmou Rihan.

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil