MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

É oficial, começou o 49º Festival de Cinema de Gramado!

O Museu do Festival de Cinema de Gramado recebeu hoje a cerimônia de abertura da 49ª edição do evento. Em uma manhã de sol com friozinho tradicional da cidade serrana, Roger Lerina iniciou os programas diários pelo site, Facebook e YouTube do evento que acontecem até o dia 20 de agosto.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou a importância do Festival para a divulgação do destino Gramado. “O Festival de Cinema é o evento público mais antigo de Gramado, o que início exatamente a propagação do nome da cidade e da marca ‘Gramado’ para o Brasil e o mundo. Hoje dá pra dizer que o Festival de Cinema é um dos ícones não só da cultura cinematográfica que aqui se apresenta a partir de hoje, ele é um dos princiapis eventos que divulgou nossa cidade e continua sendo”, lembrou.

Ao abrir a edição de número 49, a secretária de turismo Rosa Helena Volk já antecipou a edição histórica de 2022 quando o evento chega a 50 anos: “Ano que vem vamos comemorar 50 anos do Festival de Cinema de Gramado e essa comemoração itinerante que vamos fazer no estado do Rio Grande do Sul, pelo Brasil e exterior já começa no mês que vem. Então o festival começa hoje com toda importância que ele tem, esse palco de resistência para o cinema e o audiovisual brasileiro e latino americano e temos muita coisa em mente preparadas pra ele”.

Apoio do governo do RS garante destaque às produções gaúchas

Zeca Brito, diretor do IECINE, paricipou da abertura e relembrou a importância de celebrar os profissionais da mostra gaúcha de longas que agora passa a receber o prêmio SEDAC/IECINE, uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com a prefeitura de Gramado e a Gramadotur.

“Há muitos anos os longas gaúchos fazem parte da programação e a gente vê a mostra gaúcha de curtas muito sólida, muito forte. De uns anos pra cá a produção de longas se consolidou a ponto de ter uma produção expressiva anual e de justificar uma mostra que já existe há alguns anos e esse ano vem com premiações. Então a gente achou que era o momento de celebrar a cadeia produtiva como um todo, então são 14 categorias técnicas celebrando esses profissionais que num ano muito difícil pro cinema brasileiro conseguiram manter uma produção viva”, destacou.

Além das categorias técnicas, o Prêmio Sedac/Iecine também será concedido a artistas e realizadores pelo mérito de suas trajetórias no audiovisual do RS. Trata-se do Prêmio Leonardo Machado, que ira entregar a quantia de R$ 15 mil a um ator ou atriz. Outra distinção a ser apontada é o Prêmio Novas Façanhas, que contemplará três realizadores, técnicos ou coletivos por sua contribuição à inovação e ao desenvolvimento da linguagem audiovisual. Cada um dos três premiados nessa categoria receberá R$ 10 mil como estímulo para continuidade de suas ações.

Festival em casa para todo o Brasil

O curador Marcos Santuario também participou do programa. Lembrando do alcance de um festival transmitido pela televisão, o jornalista e crítico de cinema reforçou a potência de levar os filmes em competição para a casa dos espectadores. “É um festivla com muito público, mais público do que normalmene a gente tem no Palácio dos Festivais que é um espaço restrito. Na verdade o público se amplia e o Brasil inteiro pode assistir”, celebrou o curador.

Ele também antecipou que a mostra deste ano traz um recorte de gêneros diversos e filmes de diretores e diretoras de grande talento, mas com nomes que ainda não são tão conhecidos da grande mídia.

Na missão de escolher os filmes em competição, Santuario teve ao seu lado a atriz e cantora argentina Soledad Villamil, que integra a curadoria do evento pelo segundo ano consecutivo.

O programa encerrou com uma homenagem aos atores Paulo José e Tarcísio Meira, que faleceram na última semana deixando um longo legado para o cinema e a cultura brasileiras.

Acompanhe o programa na íntegra:

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial: Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.