MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Emoção na homenagem a Leonardo Machado

A sessão especial do filme “Legalidade”, do diretor Zeca Brito, domingo à noite, no Palácio dos Festivais, foi marcada pela emoção da homenagem feita ao ator Leonardo Machado, protagonista do filme no papel de Leonel Brizola. No telão, a imagem do ator com o Kikito na mão pelo filme “Em teu nome” cantando “Gracias a la vida” instaurou o clima de comoção.

Os pais do ator, Loureni e Sandra, os padrinhos Joel e Rejane, e a mulher Ane receberam uma placa de homenagem e foram saudados pelo presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

“Não tem nada maior do que o exemplo da simplicidade que eles nos deixou. O Léo tinha um coração enorme e o Festival é muito grato pelo que ele fez por nós”, disse Néspolo.

O pai do ator, Loureni, agradeceu por tudo o que o Festival fez por seu filho, destacando:

“Quero agradecer a quantidade de amigos que ele fez e que nos ajudam a viver”, falou.

Ele ainda lembrou uma frase que era um lema e bordão do ator que, por oito anos, foi o apresentador do Festival e faleceu em 28 de setembro do ano passado: “que a fonte nunca seque”.

Foi com esta mesma citação que o diretor Zeca Brito encerrou sua manifestação precedida pelo tema de “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha: “se entrega Corisco, eu não me entrego não”, recebendo dos organizadores do Festival Guarnicê de Cinema, o prêmio de Melhor Ator para Leonardo Machado pelo seu último papel no cinema brasileiro.

“Que essa fonte nunca seque. E essa fonte é o cinema brasileiro”, bradou Zeca Brito.

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul. Apoio especial: TCL. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, G2 Net Sul, Café 3 Corações, Le Jolie, Laghetto Hoteis, Canal Brasil, Tecna Puc;. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Transportadora Aerea Oficial: Gol; Agência Oficial: Brocker Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul; BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agencia Nacional do Cinema. Realização: Gramadotur, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.