Educavídeo completa 10 anos

Educavídeo completa 10 anos

Na edição em que completa 10 anos, o Educavídeo terá um sabor especial. Com as atividades escolares interrompidas em decorrência do coronavírus, 2020 será o momento de reencontro e de prestigiar as histórias produzidas pelos alunos, além das trajetórias que foram modificadas pela participação no programa. Oito curtas produzidos entre 2012 e 2019 foram selecionados para a mostra que tradicionalmente precede o Festival e que acontece dia 17 de setembro, a partir das 19h, com transmissão pelas redes oficiais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Facebook e site).

O Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo surgiu em 2011 a partir da ideia de professores e alunos que participavam de algumas oficinas. De lá para cá, já foram produzidos 98 curtas e médias-metragens de ficção e documentários por alunos da rede municipal de ensino de Gramado, sempre mantendo o intuito inicial de utilizar o audiovisual com fins pedagógicos. Muitas destas produções participaram de mostras e festivais estudantis no Rio Grande do Sul e em outros Estados. Em várias destas participações, os curtas foram premiados. Em 2019, o Educavídeo teve o seu recorde de prêmios, com 13 troféus de melhores filmes, atores, direções e roteiros, com destaque para os curtas “As aventuras de uma família da colônia” e “Perfil Anônimo”, que estão entre os selecionados para a exibição deste ano.

 

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Vero, a maquininha do Banrisul. Apoio Especial: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. Apoio: Adylnet/Connect City, Laghetto Hotéis, The End, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Cristais de Gramado, Caracol e Planalto Chocolates. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ancine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.


Publicado por: Pauta Assessoria
patrocinadores