MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Edição de 10 anos do Educavídeo aconteceu nesta quinta, 17

Como já é tradição, a Mostra Educavídeo precedeu a abertura oficial do Festival de Cinema de Gramado. Na noite desta quinta-feira, 17, os ex-alunos do programa Vitória Feijó e Pedro Bertoldi conduziram a apresentação que deu a largada ao formato multiplataforma e foi transmitida pelas redes oficiais do evento, YouTube, Facebook e site. Estudantes, professores e autoridades participaram tanto presencial quanto virtualmente. A secretária de Educação e Gramado, Maria Gorete da Silva, salientou a alegria de participar da noite festiva que marcou o 10º ano do Educavídeo. “O programa é fundamental para a comunidade escolar, dá voz aos jovens, que são sujeitos e protagonistas. É uma oportunidade para eles trazerem suas necessidades e angústias, e nós podemos conhecer a cultura juvenil. É um grande canal de escuta”, avaliou Maria Gorete.

O presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, também prestigiou a noite. “O Educavídeo é um legado que o Festival deixa para Gramado. Eu parto do pressuposto que Gramado transforma vidas, carreiras e negócios. Esse território tem um poder transformador, foi assim com a vida dos nossos pioneiros que construíram a cidade. É um orgulho para os gramadenses perceber que há vários jovens trabalhando na indústria do audiovisual, contando suas histórias. E a gente sabe que histórias constroem”, comenta Rafael. O prefeito de Gramado João Alfredo de Castilhos Bertolucci também subiu ao palco para saudar alunos e professores pelos 10 anos do Educavídeo. “É importante Gramado despertar os talentos que temos por aqui”, salientou Bertolucci. Sobre o Festival, o prefeito comemorou. “São 48 anos de um festival ininterrupto, valente e sobrevivente”.

A professora Ivanilda Rosa, que participa do projeto desde a primeira edição, enfatizou o quanto é gratificante participar da história dos alunos. “Meu sentimento é de gratidão pelas experiências que vivi e vivo com o Educavídeo”, comemora.

Oito produções que compuseram a mostra nos últimos 10 anos foram exibidas. Ao todo, o programa já produziu 98 curtas e médias-metragens de ficção e documentários.

O programa completo pode ser conferido aqui.

 

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Vero, a maquininha do Banrisul. Apoio Especial: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. Apoio: Adylnet/Connect City, Laghetto Hotéis, The End, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Cristais de Gramado, Caracol, Planalto Chocolates e Tecna. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ancine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.