MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Dramas intimistas e sociais nos longas e curtas de sábado

Amanhã, dia 17, acontece a primeira exibição estrangeira em Gramado: o equatoriano “A Son of Man, La maldición del tesoro de Atahualpa” estreia às 18h no Palácio dos Festivais. O filme é o resultado de uma expedição cinematográfica de 10 anos pela Amazônia feita pelo  diretor Jamaicanoproblem, inspirado pelo Cinema Vérité do antropólogo Jean Rouch.

A partir de 1992, o Festival de Cinema de Gramado se abriu para produções ibero-americanas. Nesta 47ª edição, serão sete longas de sete países distintos: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México e Uruguai trazem para a mostra competitiva filmes e diretores premiados em seus países e em festivais mundo afora.

A Mostra de Longas Brasileiros da noite de sábado marca a estreia do diretor gaúcho Emiliano Cunha nesse formato. Depois de dirigir os premiados curtas-metragens “O cão”, “Lobos”, “Tomou café e esperou” e “Sob águas claras e inocentes”, em “Raia 4” ele aborda o universo adolescente contando a história de uma menina que é atleta de natação e vive o embate da sua afirmação em meio ao ambiente de competição, seja pessoal ou profissional.

Os dois curtas nacionais também têm narrativas centradas em personagens com questões íntimas, permeadas por contextos sociais. “A mulher que sou”, produção paranaense dirigida por Nathália Tereza, conta a história de Marta, uma mulher que quer reinventar sua vida. Já no curta “Marie”, do pernambucano Leo Tabosa, a reinvenção já aconteceu: Mário sai da capital para enterrar o pai no interior do Ceará, levando consigo sua nova identidade.

 

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil