MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Documentário uruguaio abre mostra estrangeira neste sábado

LONGAS ESTRANGEIROS

O documentário “Mirando al cielo”, do diretor uruguaio Guzmán García, é o primeiro competidor da mostra estrangeira a se apresentar neste 45º Festival de Cinema de Gramado. A projeção do longa-metragem acontece neste sábado, 19 de agosto, a partir das 19h, no Palácio dos Festivais.

“Mirando al cielo” retrata as diferentes maneiras com que o ser humano lida com a dor a partir do cotidiano de um grupo de teatro comunitário.  O Ateneo é essa trupe amadora, cujos integrantes trabalham durante o dia e ensaiam pela noite. A maioria é gente de muita sensibilidade que encontrou neste lugar uma maneira de poder se expressar.

O jornal uruguaio La Diaria comparou o desempenho do diretor García com o documentarista brasileiro Eduardo Coutinho porque em suas entrevistas, ambos conseguem com que as “pessoas exponham episódios íntimos e fortes de suas histórias pessoais”.

Já a opinião do semanário Búsqueda foi que “Mirando al Cielo” é uma “mostra da capacidade de resistência à adversidade” e “um emotivo relato sobre a força curadora da arte verdadeira”.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES e Golden Gramado apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.