MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Divulgados os nomes que receberão os troféus Cidade de Gramado e Kikito de Cristal

Completando o casting de homenageados em 2020, ao lado de Laís Bodanzky, que recebe o Troféu Eduardo Abelin, e Marco Nanini, homenageado com o Troféu Oscarito, a organização do Festival divulga os nomes homenageados com os Troféus Cidade de Gramado e Kikito de Cristal. 

Troféu Cidade de Gramado é concedido à Denise Fraga

Versátil, Denise Fraga é atriz, autora de dois livros e produtora de teatro, televisão e cinema. Na telona, atuou em 12 longas-metragens, entre os quais As Melhores Coisas do Mundo, dirigido pela também homenageada Laís Bodanzky, e Por Trás do Pano, que deu à Denise o Kikito de Melhor Atriz durante o 27º Festival de Cinema de Gramado, em 1999. Denise Fraga tem construído uma trajetória reconhecida nas artes cênicas, especialmente em montagens populares de textos clássicos. Na televisão, desenvolveu diversos programas para o Fantástico, entre eles o quadro Retrato Falado, no ar por oito anos, além de atuar em novelas, humorísticos e minisséries. No YouTube, no canal Eu de Você, mesmo nome do monólogo com o qual estava em cartaz antes da pandemia, Denise apresenta a websérie Horas em Casa, com novos episódios a cada sábado. 

Troféu Kikito de Cristal vai para o ator uruguaio César Troncoso

O primeiro prêmio internacional do ator foi conquistado no Festival de Gramado. Em 2007, Troncoso recebeu o Kikito de Melhor Ator entre os longas-metragens estrangeiros pela atuação em O Banheiro do Papa, dirigido por César Charlone e Enrique Fernández. Rosto conhecido do público brasileiro, César participou, ao longo da carreira, de mais de quarenta longas-metragens, muitos deles no Brasil, como Em teu nome e A Oeste do Fim do Mundo, ambos dirigidos por Paulo Nascimento, Faroeste Caboclo, de René Sampaio, O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim, Tim Maia, de Mauro Lima, e Elis, de Hugo Prata.

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois.  Apoio: Laghetto Hotéis, Canal Brasil, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, The End, Adylnet/Connect City. Agência Oficial: Vento Sul Turismo.
Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil