MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Diretores consagrados relatam frio na barriga diante da estreia

A primeira noite do 46º Festival de Cinema de Gramado, na sexta-feira (17), revelou a ansiedade mesmo de experimentados diretores de cinema diante da primeira exibição pública de seus filmes. Em 2018, todos os longas-metragens das mostras competitivas em Gramado são inéditos no Brasil.

Com mais de 50 anos de carreira e 24 filmes no currículo, Cacá Diegues se disse emocionado por passar seu “O Grande Circo Místico” em première nacional no festival: “Gramado está na história do cinema brasileiro, merece nosso respeito e atenção por ter revelado grandes filmes e resistido mesmo em períodos difíceis. Estou muito feliz e honrado”, revelou.

Já André Ristum, diretor de “A voz do silêncio”, confessou certo nervosismo. “É meu terceiro filme em Gramado, mas é o primeiro que lanço nacionalmente aqui. Também nunca havia estado na primeira noite”, completou.

“A voz do silêncio” foi o primeiro dos nove longas nacionais em competição (O Grande Circo Místico foi exibido fora de concurso). Também há 5 longas estrangeiros disputando os Kikitos e os curtas brasileiros e gaúchos. Ao todo, são 48 produções nas mostras competitivas.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.