MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Definição do elenco de “O Novelo” nasceu no Festival de Cinema de Gramado em 2017

Quando se fala que o Festival de Cinema de Gramado é o grande encontro do cinema no Brasil não é apenas no sentido figurativo. Gramado torna-se, a cada ano, de fato um grande ponto onde realizadores podem se conhecer e se reencontrar. Selecionado para concorrer entre os longas-metragens brasileiros desta edição do festival, o filme “O Novelo” é uma prova concreta disso.

Em 2017, no 47º Festival de Cinema de Gramado, Nando Cunha conquistou o júri e levou o Kikito de melhor ator entre os curtas-metragens brasileiros por sua atuação em “Telentrega”. Emocionado por estar no evento naquele ano, antes mesmo de conquistar o prêmio, em seu discurso no palco do Palácio dos Festivais na apresentação do filme ele fez um pedido para diretores e diretoras enxergarem os atores e atrizes negros. Ao empunhar o Kikito nas mãos, desabou em lágrimas.

Entre os realizadores que estiveram no evento naquele ano estava a diretora Claudia Pinheiro, que foi cativada  pela atuação de Nando no filme . “O elenco nasceu justamente em Gramado em 2017 quando eu estive ai com Luciano Reck e Diego Freitas da Parakino quando vimos o trabalho do Nando maravilhoso no curta ‘Telentrega’. E naquele momento a gente já estava com edital do fundo setorial e procurando ator e elenco. Vimos o Nando e pensamos, por que não? E aí todo o resto se desenrolou, nasceu ali do Nando Cunha”, revelou ela no debate desta manhã transmitido direto de Gramado e com participação virtual da equipe do filme.

“O Novelo” conta a história de cinco irmãos abandonados na infância pelo pai que, com a morte da mãe, acabam sendo criados pelo irmão mais velho. Na idade adulta, por volta dos anos 90, eles seguem caminhos diferentes. Mauro é um microempresário incapaz de lidar com seus sentimentos. Mauricio (Cicinho), o segundo irmão, luta contra um alcoolismo reincidente. João, o terceiro é um psiquiatra famoso que esconde  dos irmãos sua homossexualidade. José Carlos, advogado é o estereótipo da agressividade masculina, do cafajeste. Cláudio, o caçula é um jovem sensível, ator sem expressão.

Um dia eles recebem a notícia de que um homem idoso foi encontrado espancado e está  em coma  numa UTI. Pode ser o pai que os abandonou. Na sala de espera os irmãos mergulham em seus conflitos e memórias e, através do tricô, aprendido desde cedo com a mãe, eles restabelecem o vínculo fraterno enquanto o estado do homem piora. O mais velho, Mauro entra na UTI para tentar  reconhecê-lo, decidido a colocar um ponto final na história e todos possam seguir suas vidas. Para isso eles terão que juntos resgatar muito mais do que a possibilidade de ter reencontrado seu pai, precisarão descobrir como emendar suas vidas a partir deste reencontro.

O filme foi exibido no último domingo e concorre na categoria de Longas-Metragens Brasileiros. No elenco, além de Nando Cunha, estão Rocco Pitanga, Sérgio Menezes, Rogério Brito e Sidney Santiago Kuanza.

O debate completo do filme “O Novelo” com essa e outras histórias da produção do filme pode ser visto aqui3

 

Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Cia Aérea Oficial: Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio: Da Magrinha, Miolo, O2 Pós, Azul Viagens, Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.