MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Dedé Santana se emociona no Educavídeo  

Emocionado por conhecer, aos 83 anos, o Festival de Cinema de Gramado, o Trapalhão Dedé Santana disse que sua presença na condição de padrinho do Educavídeo foi a realização de um sonho.

“Sempre me perguntei por que nunca tinham me chamado. Não queria ganhar prêmios, queria assistir filmes. Acho que merecia isso pelo que já fiz pelo cinema brasileiro. Imagina a alegria que eu estou” comentou ele que, ainda neste semestre, volta aos sets para contracenar com o companheiro Renato Aragão, o Didi, numa produção da Globo Filmes.

Integrante do quarteto responsável por bilheterias históricas do cinema brasileiro, Dedé Santana destacou o carinho que recebeu de centenas de alunos que mostraram seus filmes na sessão especial da quinta, dia 15, no Palácio dos Festivais.

“Estou muito emocionado com o carinho recebido, quero acompanhar tudo o que der”, disse minutos antes de subir ao palco e ser ovacionado pelos gramadenses, que lotaram o Cine Embaixador.

Na abertura da cerimônia de entrega dos Kikitos de chocolate aos alunos da rede pública de Gramado, Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, destacou a importância do projeto: “Não estamos fazendo nada mais que nossa obrigação. Gramado e o Festival estão dando lições. Promovendo a acessibilidade em vários sentidos”, afirmou.

O prefeito gramadense João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, afirmou que o Educavídeo é uma expansão do Festival de Gramado.“O projeto é o complemento do festival. Sempre pensei que os alunos precisavam se transformar em profissionais do cinema”, disse.

Maria Gorete Rodrigues da Silva, secretária municipal de Educação, festejou as dez produções exibidas no telão, todas assinadas pelos alunos com auxílio dos professores e familiares. “É uma linda noite. Nossos alunos são protagonistas de um projeto sustentado pelos pilares da arte, comunidade, identidade e educação”, resumiu.

 

Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Cultura, Stone Pagamentos e Gramado Parks apresentam o 47º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois, Snowland, BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine – Agência Nacional do Cinema. Copatrocínio: Banrisul, o grande banco do sul. Apoio especial: Campari,TCL, Casa Aveiro. Apoio: Café 3 Corações, G2 Net Sul, Le Joli, Laghetto Hotéis, Lugano, Canal Brasil, Naymar Cia Rio, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Tecna PUC, Cristais de Gramado. Transporte oficial: KIA. Transportadora aérea ofical: Gol. Agência Oficial: Brocker Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil