MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Debates sobre produções movimentam Festival

O sábado teve lotada a sala de debates dos filmes na Sociedade Recreio Gramadense. O dia começou com a discussão das produções em competição que foram exibidas no Palácio dos Festivais na noite de sexta-feira. O mediador dos debates de curtas-metragens, Roger Lerina,  destacou a fala do protagonista Luis Miguel Bispo Baeta, de “Deus não Deixa”, que tem sua vida exposta no filme numa jornada de autoconhecimento. “Já sofri tanto na minha vida que nada vai me abalar”, disse o protagonista. Já “O Fim da Imagem” levou a discussão da plateia para a questão do bullying nas redes sociais e a validade que muitos jovens buscam neste lugar.

O debate sobre o longa brasileiro “A Mãe”, do diretor Gil Baroni, protagonizado pela atriz Marcélia Cartaxo, destacou para o público que apostou numa dimensão humana da figura da atriz que foi muito generosa no papel. Cartaxo deu voz a questões como das mães da periferia que perdem filhos para a brutalidade social. Outras questões sobre arte, vestuário e técnica envolvendo locações foram tema das discussões.

Carlos Eduardo Lourenço Jorge, mediador do debate do longa peruano “La Pampa”, apresentou o diretor Dorian Fernández e Luiz Pineda, pela realidade social forte e triste dos filmes exibidos na primeira noite, inclusive o do Peru. Fernández enfatizou a origem do seu filme, a partir da avó professora rural, a qual fez um presente e declaração de amor. A temática da exploração sexual na Amazônia peruana, como forma documental e de ficção, levou mais de 1500 pessoas a participar da seleção para o papel de protagonista, conquistado por Luz Pineda, no seu primeiro papel no cinema e com histórico de shows infantis no currículo. Críticos no debate destacaram a importância do papel documental da produção.

Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero – A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.