Marcos Santuario participa do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

Debate comemorativo dos 10 anos da Accirs terá transmissão ao vivo

Os 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) começam a ser celebrados nesta sexta-feira (24), dentro da programação do 46º Festival de Cinema de Gramado. A primeira atividade programada é a já tradicional mesa de debates, que este ano se debruça sobre o tema “A Crítica e os Festivais de Cinema”.

A conversa vai colocar frente a frente um dos curadores do festival de Gramado, Marcos Santuario – que também é crítico do jornal Correio do Povo – os jornalistas José Romero Carrillo, peruano, e Mariángel Solomita, uruguaia, além do presidente da Abraccine, Paulo Henrique Silva. A mediação será de Daniel Feix, presidente da Accirs.

O encontro é aberto ao público e ocorre na Sala Diamante do Hotel Serra Azul, a partir das 15h. Quem não estiver na cidade, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook da Accirs.

Serão quatro os aspectos abordados no debate. Marcos Santuario vai dar seu depoimento sobre o processo de seleção do Festival de Gramado, com o qual os críticos gaúchos colaboram desde os anos 70, quando Paulo Fontoura Gastal abraçou o evento. No domingo passado, a Accirs entregou o prêmio da crítica ao melhor filme em curta-metragem da Mostra Gaúcha.

O papel do crítico como agente propulsor e curador de festivais também será abordado pelo peruano José Romero Carrillo. Fundador da Associação Peruana de Imprensa Cinematográfica, ele é diretor e programador do Pachamama International Festival – Cinema de Fronteira. Carrillo está em Gramado integrando o júri da crítica Accirs/Abraccine no Festival.

A jornalista uruguaia Mariángel Solomita, integrante do júri oficial de Gramado, irá abordar aspectos da cobertura de festivais de cinema. Desde 2008 escrevendo no El País, jornal de maior tiragem e importância do Uruguai, é colaboradora de diversas publicações e fez estudos sobre a recente produção cinematográfica uruguaia.

O presidente da Abraccine Paulo Henrique Silva vai falar sobre os júris de crítica, seu papel histórico desde a criação da Fipresci, nos anos 30 e o significado das premiações pelo viés da crítica cinematográfica.

(Foto: Cleiton Thiele / Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.