Os 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) começam a ser celebrados nesta sexta-feira (24), dentro da programação do 46º Festival de Cinema de Gramado. A primeira atividade programada é a já tradicional mesa de debates, que este ano se debruça sobre o tema “A Crítica e os Festivais de Cinema”.

A conversa vai colocar frente a frente um dos curadores do festival de Gramado, Marcos Santuario – que também é crítico do jornal Correio do Povo – os jornalistas José Romero Carrillo, peruano, e Mariángel Solomita, uruguaia, além do presidente da Abraccine, Paulo Henrique Silva. A mediação será de Daniel Feix, presidente da Accirs.

O encontro é aberto ao público e ocorre na Sala Diamante do Hotel Serra Azul, a partir das 15h. Quem não estiver na cidade, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook da Accirs.

Serão quatro os aspectos abordados no debate. Marcos Santuario vai dar seu depoimento sobre o processo de seleção do Festival de Gramado, com o qual os críticos gaúchos colaboram desde os anos 70, quando Paulo Fontoura Gastal abraçou o evento. No domingo passado, a Accirs entregou o prêmio da crítica ao melhor filme em curta-metragem da Mostra Gaúcha.

O papel do crítico como agente propulsor e curador de festivais também será abordado pelo peruano José Romero Carrillo. Fundador da Associação Peruana de Imprensa Cinematográfica, ele é diretor e programador do Pachamama International Festival – Cinema de Fronteira. Carrillo está em Gramado integrando o júri da crítica Accirs/Abraccine no Festival.

A jornalista uruguaia Mariángel Solomita, integrante do júri oficial de Gramado, irá abordar aspectos da cobertura de festivais de cinema. Desde 2008 escrevendo no El País, jornal de maior tiragem e importância do Uruguai, é colaboradora de diversas publicações e fez estudos sobre a recente produção cinematográfica uruguaia.

O presidente da Abraccine Paulo Henrique Silva vai falar sobre os júris de crítica, seu papel histórico desde a criação da Fipresci, nos anos 30 e o significado das premiações pelo viés da crítica cinematográfica.

(Foto: Cleiton Thiele / Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Share

Patrocinadores