MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Comédia metalinguística abre a mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros

Produção paulista, o primeiro curta-metragem da mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado é a comédia “Um filme de baixo orçamento”. Sua exibição antecede o primeiro longa estrangeiro do evento “Las Herederas”, às 18 horas. O filme conta a história de um instituto de ciências que está perdendo o seu financiamento e seus integrantes decidem fazer um filme para tentar salvar a organização.

As dificuldades da produção do filme começam então a surgir e ironizar o processo de realização do próprio curta-metragem em si. “É um filme que se autoreferencia o tempo todo. A ideia é trabalhar sobre a história de um pessoal que está com dificuldades para fazer um filme, sendo que a gente tem as nossas próprias dificuldades de realização do curta”, conta Paulo Leierer, roteirista e diretor.

Para Paulo, a seleção do projeto na mostra competitiva do festival foi uma surpresa. “Ao mesmo tempo que estou nervoso, estou muito feliz de estar aqui, porque a história do cinema brasileiro tem uma relação muito íntima com a história do Festival de Cinema de Gramado. Então fazer parte disso é muito legal.”, ressaltou.

Após a exibição de “Um Filme de Baixo Orçamento”, é a vez de “Las Herederas” abrir a mostra de longas-estrangeiros.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.