MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Começou oficialmente o 46º Festival de Cinema de Gramado!

Com a tradicional apresentação da Orquestra de Gramado tocando clássicos do cinema e a presença de autoridades, foi aberto na tarde dessa sexta-feira (17) o 46º Festival de Cinema de Gramado.

O evento que reúne o melhor da produção do audiovisual brasileira, gaúcha e latina, começou mostrando uma das marcas desta edição: a inclusão. Considerado o Festival mais inclusivo da história, o protocolo foi aberto por Carilissa Dall’ Alba, do movimento “Legenda para quem não ouve mas se emociona”, que r importância de políticas e iniciativas inclusivas para aproximar o cinema de pessoas com deficiência.

O secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, deu sequência à cerimônia destacando a participação da Itália como país homenageado representado nesta tarde pelo embaixador Antonio Bernardini.

“Nós italianos amamos muito o cinema. Sou um apaixonado por cinema, por isso esse convite foi muito bem-vindo. Fiquei deslumbrado com a história do Festival de Cinema de Gramado”, vibrou o embaixador que ainda aproveitou a ocasião para anunciar um acordo de coprodução entre os dois países – notícia vinda “diretamente de Roma”.

Lembrando o número de filmes inscritos e selecionados, o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo levantou mais uma vez a bandeira da inclusão destacando o esforço de possibilitar recursos de acessibilidade em 12 filmes na programação deste ano: “Estamos nesta luta por mais inclusão, não fazemos mais que a nossa obrigação”. Ele ainda destacou “os visionários” que em 1973 criaram o primeiro Festival de Cinema de Gramado tornando a cidade um dos principais destinos turísticos do país. O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, também participou da cerimônia.

A primeira noite oficial teve exibição do filme de abertura “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues e do longa-brasileiro em competição “A Voz do Silêncio”, de André Ristum.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.