MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Canadá e Brasil discutem gênero na indústria cinematográfica

País Convidado de Honra

País homenageado no 45º Festival de Cinema de Gramado, o Canadá traz para a serra duas cineastas – Amber Fares e Carol Nguyen – para apresentar filmes e discutir a questão de gênero na indústria cinematográfica com profissionais brasileiras.

O painel “Mulheres do audiovisual”, agendado para a sexta-feira, às 16h, contará ainda com a participação das brasileiras Lucy Barreto e Eloiza Mara da Silva, da Ancine, e a argentina Eva Piwowarski, curadora do Festival de Gramado.

O público terá a oportunidade de escutar as experiências pessoais das panelistas e debater como as mulheres se enquadram na indústria cinematográfica. O debate será moderado pelo Cônsul Geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue e o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, encerrará o evento.

Amber Fares é uma premiada cineasta e diretora de documentários e exibirá seu longa-metragem “The Speed Sisters”, que retrata a trajetória da primeira equipe feminina de automobilismo do oriente médio, estreou em 2015 no Hot Docs, o maior festival de documentários da América do Norte e foi exibido em mais de 100 festivais em todo o mundo.

A abordagem da narrativa continuamente crescente de Amber é impulsionada pela crença de que as histórias pessoais podem ajudar a melhor conectar o público a temas e questões importantes. Ela trabalhou com organizações como Unicef e a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, Anistia Internacional, União Americana pelas Liberdades Civis e Defence for Children International. Amber é produtora associada na temporada 4 de Transparent, da Amazon.

Carol Nguyen tem 19 anos e é uma premiada cineasta jovem que vive em Toronto. Apesar de sua pouca idade, Carol dirigiu mais de 8 curtas durante o ensino médio e na faculdade (que ainda está cursando) e teve seus filmes exibidos em mais de 60 festivais em todo o mundo, ganhando inúmeros prêmios. Carol exibirá três curtas no Gramado FIlm Market amanhã às 14h.

Seus filmes exploram os assuntos de identidade cultural, família e morte, tópicos que definem fortemente sua compreensão do mundo. No verão de 2017, ela foi nomeada uma das embaixadoras da TIFF (Festival Internacional de Toronto) pela campanha Share Her Journey, uma campanha que aborda a igualdade de gênero e a representação no setor cinematográfico, onde ela se esforçará para empoderar as mulheres através de suas próprias histórias e experiências pessoais na indústria cinematográfica.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymar, CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.